Último dia para trocar cartão RioCard Mais aceito no VLT e metrô

Esta sexta-feira, 25, é o último dia para realizar a troca do antigo vale-transporte pelo cartão RioCard. A partir deste sábado, 26, em diante, tanto o VLT quanto o metrô do Rio de Janeiro, não irão mais aceitar a apresentação do antigo modelo. 

Último dia para trocar cartão RioCard Mais aceito no VLT e metrô
Último dia para trocar cartão RioCard Mais aceito no VLT e metrô. (Imagem: Jornal O Dia)

Do dia 2 de julho em diante, o antigo cartão também não será mais aceito pelos ônibus municipais, BRT e vans legalizadas. Destacando que a troca pelo cartão RioCard é gratuita, e o passageiro já recebe a ferramenta em novo modelo no mesmo instante. 

No que compete aos créditos depositados no antigo cartão, não é preciso se preocupar. Pois, assim que a troca pelo cartão RioCard for oficializada, os créditos serão automaticamente transferidos. 

A previsão da RioCard é para que cerca de 60 mil cartões sejam atualizados. Os passageiros que não conseguiram efetivar a troca até a última quinta-feira, 24, podem concluir o procedimento em outra data.

Apenas precisam estar cientes de que até lá, o antigo vale transporte fica inválido, e terão que arcar com os custos da viagem.

Vale ressaltar que no ato da troca pelo cartão RioCard, não é obrigatório apresentar nenhuma documentação específica, basta que o procedimento seja feito pelo próprio titular do cartão, tendo em vista que se trata de um benefício pessoal e intransferível.

Uma particularidade deve ser destacada, se refere aos beneficiários que possuem o cartão Expresso cor de rosa, ou qualquer outro tipo de isenção, estes não precisam realizar a troca do cartão.

Todos os serviços relacionados ao cartão RioCard estão disponíveis no site: https://ondeestamos.riocardmais.com.br/. A seguir é possível verificar os principais pontos de troca:

  • As lojas RioCard Mais funcionarão em dias úteis até as 19h com distribuição de senhas;
  • A unidade da loja RioCard Mais da Central do Brasil abrirá aos sábados, exclusivamente, para a substituição dos cartões;
  • Postos de troca nas estações do MetrôRio;
  • Postos de troca nas estações do BRT;
  • Terminais rodoviários no Rio e Região Metropolitana.

“Desde que a substituição dos cartões foi retomada, em outubro de 2020, foram 1,2 milhão de clientes atendidos. Pela estimativa da Riocard Mais, nesses últimos dias, cerca de 60 mil cartões ativos devem ser substituídos.

O cliente que não conseguir efetuar a troca do VT com as equipes de atendimento presentes em todos os modais dentro do prazo deverá se dirigir às lojas Riocard Mais, que permanecerão com o serviço”, comunicou a empresa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.