Bilhete Único de SP vai cancelar 2,6 milhões de cartões; há como recorrer?

Moradores de São Paulo terão cadastro no Bilhete Único suspenso. Nessa semana, a SPTrans informou que estará passando um pente fino na base de dados do cartão que garante acesso aos transportes públicos. Quem estiver desregular será desligado, mas pode recorrer a decisão.

Bilhete Único de SP vai cancelar 2,6 milhões de cartões; há como recorrer? (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Bilhete Único de SP vai cancelar 2,6 milhões de cartões; há como recorrer? (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus em circulação, os moradores de São Paulo poderão perder seus cartões do Bilhete Único.

Segundo a empresa responsável, cerca de 2,6 milhões de pessoas serão desconectadas do programa, que passará por uma força tarefa para desligar os registros irregulares.

Detalhamento da previsão

Segundo os informes da SPTrans, o desligamento será efetivado a partir do dia 1 de setembro, para quem estiver com os dados desatualizados ou com CPF’s irregulares.

Já a partir do dia 16 de julho, a empresa estará travando as recargas dos bilhetes para esse grupo, iniciando assim o desligamento dos titulares.

“O objetivo é reforçar as medidas de combate a fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros. A associação dos cartões antigos a um CPF é a forma de identificar quem está utilizando cartões, garantindo maior segurança para o sistema de Bilhetagem Eletrônica”, afirma a SPTrans em nota.

Estou irregular e posso ser cancelado, como recorrer?

Para o cidadão que suspeitar estar na iminência do entrave, ele deve acessar a página da SPTrans para validar seu CPF. É preciso que o documento esteja em seu nome e devidamente cadastrado na plataforma do sistema de transporte público de São Paulo.

Além de tentar a regularização pelo site, o sujeito pode também renovar seu registro indo presencialmente em um dos postos de atendimento nos terminais de ônibus municipais.

Como fazer o novo Bilhete Único?

Para quem for solicitar um cartão do zero, é preciso fornecer o nome completo, CPF e também realizar o cadastro na página acima. A retirada do documento pode ocorrer dias seguintes em um dos 34 postos da SPTrans.

O cidadão deve se apresentar presencialmente, exibindo um documento oficial com foto. Para saber o posto mais perto de sua residência, basta conferir os endereços que também estão disponíveis no site.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.