Bilhete Único de SP vai cancelar 2,6 milhões de cartões; há como recorrer?

Moradores de São Paulo terão cadastro no Bilhete Único suspenso. Nessa semana, a SPTrans informou que estará passando um pente fino na base de dados do cartão que garante acesso aos transportes públicos. Quem estiver desregular será desligado, mas pode recorrer a decisão.

Bilhete Único de SP vai cancelar 2,6 milhões de cartões; há como recorrer? (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Bilhete Único de SP vai cancelar 2,6 milhões de cartões; há como recorrer? (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus em circulação, os moradores de São Paulo poderão perder seus cartões do Bilhete Único.

Segundo a empresa responsável, cerca de 2,6 milhões de pessoas serão desconectadas do programa, que passará por uma força tarefa para desligar os registros irregulares.

Detalhamento da previsão

Segundo os informes da SPTrans, o desligamento será efetivado a partir do dia 1 de setembro, para quem estiver com os dados desatualizados ou com CPF’s irregulares.

Já a partir do dia 16 de julho, a empresa estará travando as recargas dos bilhetes para esse grupo, iniciando assim o desligamento dos titulares.

“O objetivo é reforçar as medidas de combate a fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros. A associação dos cartões antigos a um CPF é a forma de identificar quem está utilizando cartões, garantindo maior segurança para o sistema de Bilhetagem Eletrônica”, afirma a SPTrans em nota.

Estou irregular e posso ser cancelado, como recorrer?

Para o cidadão que suspeitar estar na iminência do entrave, ele deve acessar a página da SPTrans para validar seu CPF. É preciso que o documento esteja em seu nome e devidamente cadastrado na plataforma do sistema de transporte público de São Paulo.

Além de tentar a regularização pelo site, o sujeito pode também renovar seu registro indo presencialmente em um dos postos de atendimento nos terminais de ônibus municipais.

Como fazer o novo Bilhete Único?

Para quem for solicitar um cartão do zero, é preciso fornecer o nome completo, CPF e também realizar o cadastro na página acima. A retirada do documento pode ocorrer dias seguintes em um dos 34 postos da SPTrans.

O cidadão deve se apresentar presencialmente, exibindo um documento oficial com foto. Para saber o posto mais perto de sua residência, basta conferir os endereços que também estão disponíveis no site.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.