Rio de Janeiro anuncia vacinação de profissionais de limpeza urbana

A Prefeitura do Rio de Janeiro deu início à vacinação de profissionais de limpeza urbana. Esses profissionais começaram a receber a dose do imunizante na quinta-feira (24). De acordo com o calendário de vacinação do município esse grupo será imunizado até o próximo sábado (26).

Rio de Janeiro anuncia vacinação de profissionais de limpeza urbana
Rio de Janeiro anuncia vacinação de profissionais de limpeza urbana (Imagem: divulgação/Prefeitura do Rio)

A vacinação de profissionais de limpeza urbana da Comlurb começou no município do Rio de Janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde todos os trabalhadores, independente da idade, receberão a vacina.

Para receber a dose os profissionais de limpeza urbana da Comlurb devem apresentar algum documento que comprove vínculo empregatício com a empresa. Por esse motivo, serão aceitos contracheques ou declaração da companhia.

A vacinação de profissionais de limpeza urbana só acontecerá para os trabalhadores que estão na ativa. Com a documentação apresentada será possível comprovar o vínculo com a Comlurb e o local de trabalho.

É importante lembrar que no mês de maio a Prefeitura do Rio de Janeiro começou a vacinação de profissionais de limpeza urbana. Porém, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a imunização deveria ser paralisada.

Segundo o STF, naquele momento, a vacinação estava restrita para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Esses foram apresentados no Plano Nacional de Imunização (PNI) e deveria ser seguido por todos Estados e Municípios.

Além dos profissionais de limpeza urbana, a prefeitura também vacinou durante a semana pessoas a partir dos 49 sem comorbidades. Também houve a repescagem para os profissionais da educação e grávidas e puérperas com comorbidades.

Nesta sexta-feira (25) e sábado (26), a Prefeitura do Rio também informou que serão vacinadas as pessoas com 48 anos ou mais, gestantes e puérperas com comorbidades. Além disso, será feita a repescagem da vacinação para pessoas com comorbidades definidas pelo PNI.

Segundo o prefeito Eduardo Paes a estimativa é que todos os cariocas a partir de 18 anos recebam, pelo menos, a primeira dose até o dia 31 de agosto. Além disso, anunciou que no mês de setembro serão imunizados os adolescentes a partir dos 12 anos.

Todas as aplicações das vacinas irão acontecer de forma decrescente, sendo uma faixa etária por dia. De acordo com o calendário de vacinação do município, na próxima semana as pessoas a partir dos 47 anos poderão ser imunizados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.