Empréstimo consignado do INSS pode começar a exigir confirmação por biometria

INSS anuncia novidades em seus serviços bancários. Nessa quinta-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social sinalizou seu interesse em utilizar tecnologias biométricas na validação do empréstimo consignado. A ação objetiva reduzir o assédio bancário realizado a partir de vazamento de dados pelo órgão.

Empréstimo consignado do INSS pode começar a exigir confirmação por biometria (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Empréstimo consignado do INSS pode começar a exigir confirmação por biometria (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Os aposentados e pensionistas do INSS que desejarem solicitar uma linha de crédito, devem ficar atentos.

Há um debate na gerencia da previdência para que a população passe a utilizar o serviço de biometria para evitar fraudes, ou contratações sem consentimento. A proposta foi comentada pelo presidente do órgão, Leonardo José Rolim.

Detalhamentos sobre o uso da biometria no INSS

Em audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, Rolim passou a responder os questionamentos sobre vazamentos de dados dentro do INSS. Há inúmeros relatos dos segurados que tem suas informações expostas.

Com isso, eles passam a ser assediados por empresas bancárias que ofertam empréstimo consignado, recebendo frequentes ligações ofertando o produto. Caso a biometria seja adotada, o gestor espera que os titulares fiquem mais seguros.

“Sou servidor da Câmara e também recebo assédio de pedidos de consignados quase que diariamente. Em geral, isso é feito por correspondentes bancários, e é algo que ainda ocorre em larga escala”, disse o presidente do INSS.

Ele ressaltou que a proposta vem sendo objeto de estudo e aprimoramento dentro da administração do INSS, que busca por alternativas como a biometria para resolver o problema. Rolim afirmou não destacar:

A possibilidade de utilizar tecnologia de confirmação biométrica que já é usada para a prova de vida, para que o aposentado pensionista confirme o empréstimo consignado”.

De acordo com ele, o número de assédio pelo consignado vem crescendo consideravelmente, não sendo ainda identificado o motivo pelo qual há vazamento de dados nas bases eletrônicas do INSS.

É válido ressaltar que, em caso de incomodo e constrangimento, o cidadão pode entrar com recurso pedindo o bloqueio das ligações na justiça e até mesmo cobrar ao INSS sobre a liberação de seus dados.

Demais informações

Para se manter por dentro das pautas da Previdência, acompanhe nossa página previdenciária exclusiva.

Por meio dela você tem acesso aos calendários de pagamentos e atualizações constantes sobre os benefícios ofertados pela previdência.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.