Aumentam reclamações sobre fraudes em empréstimo consignado do INSS

Devido à pandemia de Covid-19 a margem do empréstimo consignado do INSS foi ampliado por mais um ano. Após essa decisão, o número de reclamações por causa de fraudes aumentou consideravelmente.

Aumentam reclamações sobre fraudes em empréstimo consignado do INSS
Aumentam reclamações sobre fraudes em empréstimo consignado do INSS (Imagem: Freepik)

O empréstimo consignado do INSS é uma forma de possibilitar ao aposentado e pensionista consegui crédito com juros e condições especiais. Porém, o que tem ocorrido é que muitas pessoas estão sofrendo com fraudes na contratação do serviço.

Por esse motivo, houve um crescimento de reclamações sobre empréstimo consignado do INSS não autorizados. Com isso, os aposentados e pensionistas sofrem com os descontos indevidos na folha de pagamento.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Banco Central realizam análises sobre essas reclamações de fraudes que envolvem o empréstimo consignado do INSS. As duas empresas divulgaram o último ranking trimestral:

  • C6 Bank;
  • Banco Pan;
  • Safra;
  • Daycoval;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Paraná Banco;
  • Bradesco;
  • BMG.

Essas reclamações são, principalmente, pelo mau atendimento ou consignados contratados sem solicitação. No ano passado, os bancos também tiveram aumento de reclamações pelo mesmo motivo e foram notificados pelo Procon.

Os aposentados e pensionistas do INSS que foram alvos de golpes devem procurar o banco para bloquear o empréstimo, registar boletim de ocorrência e protocolar as queixas em órgãos de defesa do consumidor.

Caso o problema não seja resolvido, será necessário entrar na Justiça, já que a responsabilidade é do banco e do INSS. Os valores cobrados indevidamente devem ser devolvidos em dobro como é definido no Código de Defesa do Consumidor.

Como não cair no golpe do empréstimo consignado do INSS

Especialistas em segurança de dados informam que os dados pessoais não devem ser repassados para outras pessoas ou sites. Dessa maneira, não se deve preencher sites não confiáveis ou repassar as informações por ligação.

Outra dica dos especialistas é sempre conferir o benefício. Dessa maneira, é possível conferir o extrato previdenciário, no caso de aposentados e pensionistas do INSS. No extrato são informados todos os pagamentos e descontos.

A consulta do extrato previdenciário pode ser feita no site ou aplicativo Meu INSS. Outra opção é observar com cuidado a folha de pagamento e verificar se há nessa algum desconto que não foi solicitado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.