INSS anuncia novidades em seus serviços bancários. Nessa quinta-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social sinalizou seu interesse em utilizar tecnologias biométricas na validação do empréstimo consignado. A ação objetiva reduzir o assédio bancário realizado a partir de vazamento de dados pelo órgão.
Os aposentados e pensionistas do INSS que desejarem solicitar uma linha de crédito, devem ficar atentos.
Há um debate na gerencia da previdência para que a população passe a utilizar o serviço de biometria para evitar fraudes, ou contratações sem consentimento. A proposta foi comentada pelo presidente do órgão, Leonardo José Rolim.
Detalhamentos sobre o uso da biometria no INSS
Em audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, Rolim passou a responder os questionamentos sobre vazamentos de dados dentro do INSS. Há inúmeros relatos dos segurados que tem suas informações expostas.
Com isso, eles passam a ser assediados por empresas bancárias que ofertam empréstimo consignado, recebendo frequentes ligações ofertando o produto. Caso a biometria seja adotada, o gestor espera que os titulares fiquem mais seguros.
“Sou servidor da Câmara e também recebo assédio de pedidos de consignados quase que diariamente. Em geral, isso é feito por correspondentes bancários, e é algo que ainda ocorre em larga escala”, disse o presidente do INSS.
Ele ressaltou que a proposta vem sendo objeto de estudo e aprimoramento dentro da administração do INSS, que busca por alternativas como a biometria para resolver o problema. Rolim afirmou não destacar:
“A possibilidade de utilizar tecnologia de confirmação biométrica que já é usada para a prova de vida, para que o aposentado pensionista confirme o empréstimo consignado”.
De acordo com ele, o número de assédio pelo consignado vem crescendo consideravelmente, não sendo ainda identificado o motivo pelo qual há vazamento de dados nas bases eletrônicas do INSS.
É válido ressaltar que, em caso de incomodo e constrangimento, o cidadão pode entrar com recurso pedindo o bloqueio das ligações na justiça e até mesmo cobrar ao INSS sobre a liberação de seus dados.
Demais informações
Para se manter por dentro das pautas da Previdência, acompanhe nossa página previdenciária exclusiva.
Por meio dela você tem acesso aos calendários de pagamentos e atualizações constantes sobre os benefícios ofertados pela previdência.