Pente fino do INSS começa em breve, como se preparar antes e evitar cortes?

INSS anuncia novo pente fino na lista de seus aposentados e pensionistas. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que estará realizando uma fiscalização no cadastro dos beneficiários por incapacidade temporária. A ação tem como objetivo cortar os pagamentos de quem estiver irregular.

Pente fino do INSS começa em breve, como se preparar antes e evitar cortes? (Imagem: FDR)
Pente fino do INSS começa em breve, como se preparar antes e evitar cortes? (Imagem: FDR)

Diante da necessidade de enxugar seu orçamento, o INSS acaba de anunciar a aplicação de um novo pente fino. De acordo com o órgão, os cortes serão destinados para os benefícios vinculados a incapacidade, como o auxílio doença, aposentadoria por invalidez, entre outros.

O que é o pente fino do INSS?

Trata-se de uma força tarefa para reforçar a fiscalização dos cadastros já aprovados na concessão de benefícios.

Os servidores do órgão passam a analisar individualmente a documentação de cada segurado, suspendendo o pagamento daqueles que estiverem com alguma desatualização ou fora das regras de concessão.

Até o momento, o órgão não explicou quais serão os critérios da nova análise, segundo o oficio liberado nesta semana, “os detalhes serão divulgados oportunamente”.

No entanto, levando em consideração a realização dos últimos cortes, espera-se que haja a notificação antes do desligamento.

Isso implica dizer que os segurados com problemas em suas bases de dados deverão ser convocados para a regularização e caso a mesma não aconteça, em até 60 dias o abono será cancelado.

O que fazer para evitar cancelamento do benefício do INSS?

Para quem estiver no grupo de risco, recomenda-se prioritariamente o acesso no Meu INSS para a atualização do cadastro.

“Endereço, telefones de contato e e-mail têm que estar atualizados para que o instituto consiga entrar em contato. Se o segurado perde o prazo, o benefício é suspenso” explica a advogada Cristiane Saredo, em entrevista ao portal UOL.

É importante ainda ter em mãos comprovantes médicos, como os laudos e atestados concedidos na validação do benefício. Por fim, o cidadão precisa também verificar as regras que autorizam a inclusão no abono, para entender se com a reforma da previdência seu benefício não foi alterado.

Para mais informações sobre os informes do INSS, acompanhe nossa página previdenciária exclusiva. Fique de olho ainda em nosso canal no Youtube para ter acesso aos tutoriais de uso das plataformas digitais do órgão.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.