Calendário do INSS faz pagamentos do 13° salário nesta semana

Pontos-chave
  • INSS inicia pagamento da segunda parcela do 13º salário;
  • Segurados terão descontos e reajustes com base no IRPF;
  • Vinculados ao BPC ficam de fora da folha orçamentária.

Novo grupo é contemplado com abono natalino do INSS. Ao longo desta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social estará liberando os valores da segunda parcela do 13º salário. Normalmente concedido em dezembro, o benefício foi antecipado devido a pandemia do novo coronavírus. Saiba quem receberá o depósito.

Calendário do INSS faz três pagamentos do 13° salário nesta semana (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Calendário do INSS faz pagamentos do 13° salário nesta semana (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O calendário de antecipação do 13º salário pelo INSS permanece movimentando as agencias bancárias. Neste momento, o órgão dá continuidade ao cronograma da segunda parcela, com foco exclusivamente nos segurados que tem a renda fixada no salário mínimo.

Segundo a organização feita em parceria com o governo federal, ao longo desta semana aqueles cujo o benefício final se encerra em 1 e 2 terão as mensalidades depositadas em suas contas.

Já para quem está acima do piso nacional, podendo chegar ao teto previdenciário de R$ 6.444, o envio da segunda parcela do 13º será iniciado a partir do dia 1 de julho. Confira as datas:

Calendário do 13° salário do INSS

Benefícios de até um salário mínimo

Digito final do benefício 2ª parcela do 13º
1 24 de junho
2 25 de junho
3 28 de junho
4 29 de junho
5 30 de junho
6 1 de julho
7 2 de julho
8 5 de julho
9 6 de julho
0 7 de julho

Para beneficiários que recebem valor superior ao salário mínimo

Digito final do benefício 2ª parcela do 13º
1 e 6 1 de julho
2 e 7 2 de julho
3 e 8 5 de julho
4 e 9 6 de julho
5 e 0 7 de julho

Quem tem direito ao 13º do INSS?

De modo geral, o benefício é concedido para todos os aposentados e pensionistas com salários fixados pela previdência. No entanto, há ainda a liberação em caso de problemas de saúde e acidentes, sendo inclusos também os dependentes dos seguintes benefícios:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria (em todas as modalidades);
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.
Calendário do INSS faz três pagamentos do 13° salário nesta semana (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Calendário do INSS faz três pagamentos do 13° salário nesta semana (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Valores e descontos do décimo terceiro pelo INSS

Nessa rodada o INSS estará liberando os 50% restante do benefício. No entanto, para quem está próximo ao teto previdenciário ou superou o limite mínimo de renda determinado pela Receita Federal, haverá os descontos com base nas declarações do IRPF.

O cidadão, de toda forma, receberá o valor total de seu salário referente ao mês de junho, somado aos 50% do abono natalino. Para quem está com a renda fixada no piso nacional, significa que não haverá reajustes, já os demais devem observar os cálculos a partir das taxações do imposto de renda.

E o BPC?

Muitos estão se questionando sobre a retirada dos segurados do BPC da folha orçamentária do 13º. Isso ocorre porque, de acordo com a legislação que valida o Benefício de Prestação Continuada, o cidadão só tem direito a 12 mensalidades anuais, ou seja, o abono natalino não é incluso.

Mesmo o BPC fazendo pagamentos mensais fixos, ele não autoriza a liberação de valores extras, apenas se o governo federal criasse uma medida extra para que os depósitos passassem a ser efetivados.

Vai ter 14º salário?

Inicialmente não. A motivação da antecipação do 13º está inteiramente vinculada aos impactos econômicos do novo coronavírus. Com o benefício circulando na mão da população entre junho e julho, espera-se uma injeção econômica nacional capaz de alterar positivamente o PIB.

Todavia, o governo não garantiu a concessão de um 14º salário no mês de dezembro, quando oficialmente o abono natalino é concedido. Segundo fontes da equipe econômica, a liberação se torna inviável pois irá gerar um novo custo de bilhões para a União.

Desse modo, mesmo sob pressão de parlamentares da oposição, assim como ocorreu em 2020, a aprovação do 14º salário não deverá ser validada. Caso haja alterações orçamentárias, o governo pode incluir a proposta, porém as expectativas são baixas tendo em vista o custo adicional gerado.

Sobre o INSS

Para mais informações a respeito do 13º salário e demais abonos do INSS, acompanhe nossa página previdenciária exclusiva. Além disso, fique de olho em nosso canal do Youtube para ter acesso aos guias e tutoriais de uso dos novos serviços da previdência social federal.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA