2º lote da restituição do IRPF 2021 será pago nesse mês; veja calendário

No final de junho, será liberado o 2º lote da restituição do IRPF 2021. Para este ano, a restituição está dividia em cinco lotes. Receita Federal planeja concluir os pagamentos de todas as restituições até setembro. A consulta da restituição pode ser feita pela internet.

2º lote da restituição do IRPF 2021 será pago nesse mês; veja calendário
2º lote da restituição do IRPF 2021 será pago nesse mês; veja calendário (Imagem: Montagem/FDR)

O primeiro lote da Restituição do Imposto de Renda 2021 foi pago dia 31 de maio. De acordo com o Ministério da Economia, o primeiro lote foi o maior já pago pela Receita Federal, tanto em valor quanto em número de contemplados.

Neste ano, por conta da pandemia de covid-19, o a Receita Federal decidiu prorrogar o prazo de entrega da declaração. Apesar disso, o cronograma de pagamentos dos lotes de restituição foi mantido. Assim como aconteceu no ano passado, as restituições serão feitas em cinco lotes.

Anteriormente, as restituições eram realizadas em sete lotes. Segundo a pasta, a decisão de diminuir o número de lotes visa diminuir os impactos econômicos da pandemia de covid-19, já que o pagamento das restituições seria agilizado.

O pagamento acontece diretamente na conta bancária indicada na declaração do IRPF. Caso o crédito não seja realizado — se, por exemplo, a conta informada foi desativada — as quantias ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano.

Consulta da situação da restituição do Imposto de Renda

Para consultar a restituição, contribuinte deve acessar o site da Receita Federal. Ao entrar em Meu Imposto de Renda, a pessoa deve clicar em Consultar Restituição. Além da verificação, o serviço possibilita verificar se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição — como a malha.

Se houver identificada uma ou mais inconsistências na declaração, o contribuinte deverá enviar uma declaração retificadora. Dessa forma, as pendências poderão ser corrigidas. Vale destacar que as restituições de declarações com inconsistências serão liberadas somente após as correções por parte do cidadão.

A Receita Federal ainda permite a consulta rápida das declarações por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. A ferramenta está disponível para Android e iOS.

Calendário da restituição do IRPF 2021

  • Primeiro lote — 31 de maio
  • Segundo lote — 30 de junho
  • Terceiro lote — 30 de julho
  • Quarto lote — 31 de agosto
  • Quinto lote — 30 de setembro

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.