MP da Eletrobras foi aprovada e deve influenciar no bolso do brasileiro

MP que valida a privatização da Eletrobrás é aprovada na Câmara dos Deputados. Nessa segunda-feira (21), os parlamentares se reuniram para avaliar a proposta de venda de uma das principais estatais nacionais. Aceito, o projeto foi encaminhado para a sanção do presidente Jair Bolsonaro e impactará no bolso da população.

MP da Eletrobrás foi aprovada e deve influenciar no bolso do brasileiro (Imagem: Money Times)
MP da Eletrobras foi aprovada e deve influenciar no bolso do brasileiro (Imagem: Money Times)

Após semanas em debate, a privatização da Eletrobras foi aprovada em Brasília. A estimativa é de que a marca seja vendida por aproximadamente R$ 25 milhões, o que significa um novo aporte financeiro para o governo federal. Porém, no caso da população os números não são otimistas.

Contas de energia mais caras

Especialistas no setor elétrico e representantes das distribuidoras nacionais vêm se posicionando há dias afirmando que a venda da Eletrobras fará com que as contas de luz fiquem ainda mais caras.

A estimativa é de que a privatização resulte no aumento das tarifas de consulto, o que significa dizer que a população terá que pagar ainda mais caro nas contas de energia.

Um dos principais motivos que validam tal afirmação é que as termoelétricas terão de ser movidas a gás natural, tornando a operação de maior valor.

É válido ressaltar que atualmente a consumação por parte das usinas hidrelétricas, eólicas e solares são mais baratas. O país conta com 22 mil MW de potência de geração térmica, porém o texto da MP amplia em 36% a capacidade de geração térmica em todo o território nacional.

O projeto pontua que a instalação das novas usinas deverá ocorrer nas seguintes regiões, gerando custos adicionais:

  • 1 mil MW na região Nordeste em regiões metropolitanas cuja capital não possua fornecimento de gás natural;
  • 2,5 mil MW na região Norte, instalando as térmicas em pelo menos duas capitais sem fornecimento de gás;
  • 2,5 mil MW na região Centro-Oeste nas capitais ou regiões metropolitanas que não possuem fornecimento de gás; e
  • 2 mil MW para o Sudeste, sendo 1,25 mil MW para os estados produtores de gás e 0,75 para os não produtores, caso de Minas Gerais.

A previsão é de que Bolsonaro aprove a venda da Eletrobras ainda esta semana, tendo em vista que o governo nega as afirmativas acima e acredita que a decisão irá baratear em 7% as contas de luz.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.