No Distrito Federal, os contribuintes tem até esta sexta, 25, para pagar a segunda parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da TLP (Taxa de Limpeza Pública) 2021. Os impostos voltaram a ser recebidos pela Caixa Econômica. Saiba mais.
De acordo com a Seec (Secretaria de Economia), através de um contrato entre a Caixa e o GDF, foi autorizado a volta dos pagamentos dos tributos nos guichês, terminais de autoatendimento, internet banking e casas lotéricas.
O contribuintes também podem efetuar o pagamento no Banco de Brasília, Banco do Brasil, Santander, Banco Inter, Banco Original, Bradesco, Itaú, Banco Mercantil do Brasil e Sicoob.
O calendário de pagamentos do IPTU e da Taxa de Limpeza Pública foi organizado de acordo com o número final da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CI/DF). A próxima parcela vence em julho, e a quarta, em agosto.
Calendário IPTU 2021 no Distrito Federal
IPTU
O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana é uma cobrança brasileiro instituído pela Constituição Federal cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana.
Ou seja, o IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizada em zona urbana ou extensão urbana.
Em caso de áreas rurais, o imposto sobre a propriedade do imóvel é o ITR. Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que mantém a posse do imóvel, por justo título.
Como o tributo recai sobre a propriedade, o contribuinte deverá o imposto em todos os imóveis que estejam em seu nome. Se for um, paga imposto só de um; se forem dez, paga imposto de dez -cada um com seu valor específico.
As regras para isenção do IPTU variam de cidade para cidade. Em algumas locais, os aposentados e pensionistas pagam menos. Outras dão isenção pelo valor da propriedade.