Curitiba paga auxílio alimentação a partir desta terça-feira (22); veja quem recebe

A Prefeitura de Curitiba começou a pagar o auxílio alimentação destinado as famílias em extrema pobreza. O valor do crédito é de R$ 70 e pode ser usado para fazer compras nos Armazéns da Família.

Curitiba paga auxílio alimentação a partir desta terça-feira (22); veja quem recebe
Curitiba paga auxílio alimentação a partir desta terça-feira (22); veja quem recebe (Imagem: Reprodução/Azulis)

O auxílio alimentação de Curitiba foi criado para ajudar as famílias mais vulneráveis a enfrentarem a pandemia de Covid-19. O programa foi lançado no mês de abril e está é a terceira parcela paga.

O pagamento do auxílio alimentação ocorre de forma escalonada, com o intuito de evitar aglomerações nos Armazéns. Dessa maneira, as famílias foram dividas em grupos que semanalmente devem fazer as compras nos dias indicados.

Com o crédito, as famílias poderão adquirir qualquer produto em um dos 34 Armazéns da Família. O Armazém contem mais de 300 gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza que compõem a cesta básica.

A prefeitura informou que o programa deve beneficiar 35 mil famílias. Porém, neste momento, contempla 25,5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Essas estão cadastradas nos Armazéns da Família para receber o auxílio.

Para receber é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Além disso, precisa ser atendido pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Curitiba.

Segundo o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, as famílias que ainda não possuem cadastro no CadÚnico, mas que se encontram em situação de extrema pobreza, devem procurar o CRAS para se inscrever.

A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), da Fundação de Ação Social (FAS) e da Secretaria Municipal de Finanças. As famílias contempladas já foram informadas sobre as datas de liberação do crédito.

O auxílio está sendo pago por três meses, começando no mês de abril e terminando neste mês. Porém, com a continuação da pandemia e com a necessidade de atender as famílias necessitadas o programa poderá ser estendido por mais 90 dias.

Calendário auxílio alimentação de Curitiba

  • Grupo 1 – a partir de 18/5;
  • Grupo 2 – a partir de 25/5;
  • Grupo 3 – a partir de 1º/6;
  • Grupo 4 – a partir de 8/6;
  • Grupo 5 – a partir de 15/6.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.