Como funciona a liquidez do Tesouro Direto? Entenda quanto vale seu dinheiro

Quem está começando no mundo dos negócios costuma ter muitas dúvidas de por onde começar. Entre as melhores opções para estas pessoas está o Tesouro Direto, considerando um investimento de baixo risco. Entenda abaixo os principais pontos do Tesouro Direto.

Como funciona a liquidez do Tesouro Direto? Entenda quanto vale seu dinheiro
Como funciona a liquidez do Tesouro Direto? Entenda quanto vale seu dinheiro (Imagem: Lukas/Pexels)

O que é liquidez

Este é um termo utilizado no mercado financeiro para indicar o quão rápido um ativo pode ser transformado em dinheiro sem perder seu valor original. Sendo assim, os ativos de alta liquidez são geralmente os mais fáceis de serem vendidos, como as ações.

Em contrapartida, os títulos de renda fixa geralmente apresentam uma liquidez menor. Levando em conta que muitos deles, como o LCI ou LCA, possuem um prazo de carência, fazendo com que seja necessário que o investir espere esse período para poder converter seu título em dinheiro.

Isso, por, não se aplicar ao Tesouro Direto. Mesmo sendo uma aplicação de renda fixa, ele é classificado como um ativo de boa liquidez, uma vez que o governo compra o título sem se importar com a data de vencimento.

Liquidez do Tesouro Direto 

O Tesouro Direto possui liquidez diária, que significa que o investidor pode vender seus papéis quando bem entender, já que o Tesouro Nacional assegura a recompra total de qualquer título negociado.

Ainda, nesse caso, é aplicada a chamada liquidez D+1, que caracteriza negociações em que o valor da venda pode ser resgatado em um dia útil após o pedido.

Porém, a liquidez diária não garante um lucro certo. Existe ainda a possibilidade de um prejuízo ao vender os papéis fora do prazo combinado inicialmente. Isto está relacionado com a marcação a mercado.

Títulos do Tesouro Direto e sua liquidez 

Os títulos do Tesouro Direto representam os papéis emitidos pelo Tesouro Nacional para os investidores que querem aplicar dinheiro nesta opção de renda fixa. Nesta situação é possível optar entre três opções: Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA e Tesouro Selic, cada um com possui suas variações. 

Independente da escolha, todos os papéis desta opção de renda fixa possuem garantia de resgate em um dia útil após a venda o ativo e ainda contam com as mesmas regras de tributação. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.