Banco Inter e Nubank lançam plataforma de investimentos; como usar?

Pontos-chave
  • O Banco Inter disponibiliza uma plataforma completa de investimentos;
  • O Nubank oferece três fundos de investimento;
  • As plataformas de investimentos podem ser acessadas pelos aplicativos dos respectivos bancos.

O Banco Inter e o Nubank se destacam no mercado financeiro por oferecerem diversos serviços aos clientes. Além de ofertas de crédito, os dois bancos digitais permitem a realização de investimentos. Entenda como funciona a plataforma de investimentos do Banco Inter e Nubank.

Banco Inter e Nubank lançam plataforma de investimentos; como usar?
Banco Inter e Nubank lançam plataforma de investimentos; como usar? (Imagem: Divulgação/Banco Inter)

Plataforma de investimentos do Banco Inter

O Banco Inter oferece uma plataforma de investimentos completa. Diretamente pelo aplicativo, os usuários podem realizar as aplicações. O banco digital conta com uma assessoria preparada para escolher o melhor tipo de investimento segundo cada perfil.

Os produtos vão de Poupança para iniciantes, pelo CDB e LCI, fundos de investimentos e compra e vendas de ações por meio de Home Broker próprio.

O home Broker do Banco Inter é gratuito, sem taxa de corretagem e de custódia nos ativos negociados na Bolsa — onde é possível comprar e vender ações com rapidez, visualizar a carteira, acompanhar cotações em tempo real, entre outros.

No Banco Inter, é possível investir nestas modalidades:

  • Poupança
  • CDB
  • LCI/LCA
  • CRI/CRA
  • Debêntures
  • Tesouro Direto
  • Fundos de Investimentos
  • Compra e Venda de ações
  • Aluguel de ações
  • Mini contratos de índice e dólar

A garantia do Fundo Garantidor de Crédito está disponível nos investimentos de Poupança, CDB, LCI e LCA.

Esta proteção garante a possibilidade de resgatar uma parte ou a totalidade da quantia investida, até R$ 250 mil por investidor (Pessoa Física e Jurídica) e por instituição — em caso de falência, liquidação ou alguma outra intervenção da instituição financeira onde a movimentação acontece.

A plataforma do Inter é simples de utilizar, intuitiva, segura e completa. O cliente pode administrar as aplicações de forma digital, com apenas um clique.

Acesso à plataforma de investimentos do Banco Inter

Os investimentos são feitos pelo próprio cliente que acessará a plataforma adequada ao produto que deseja contratar e ao tipo de conta que possui. O acesso ocorre via aplicativo ou internet banking do Banco Inter.

No app Inter, a pessoa investe de acordo com o perfil. Para descobrir o perfil de investidor, o cliente poderá realizar um teste. O usuário ainda conta com diversas informações para a tomada de decisões — conforme os objetivos.

Plataforma de Investimentos do Nubank

A partir deste ano, o Nubank passou a disponibilizar uma nova experiência de investimentos. Os clientes da fintech podem investir a partir de R$ 1. As aplicações em produtos acontecem dentro do aplicativo do Nubank, com todas as facilidades pensadas para a plataforma.

Inicialmente, o banco digital disponibiliza três fundos de investimentos: Nu Seleção Cautela, Nu Seleção Equilíbrio e Nu Seleção Potencial. O Nubank destaca que o portfólio ainda será ampliado futuramente.

Os fundos de investimentos são uma modalidade de aplicação financeira coletiva. Esse tipo de investimento não possui cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Os três investimentos do Nubank são fundos multimercado pois são compostos por produtos de diversas naturezas. Estes três fundos contam com os mesmos tipos de produtos:

  • Renda fixa
  • Ações do Brasil e Estados Unidos
  • Ouro e dólar

Apesar destes três fundos possuírem os mesmos tipos de produtos, a proporção entre eles é diferencia. Com isso, há diferença do risco e a chance de rentabilidade de cada um.

No Nu Seleção Cautela, a maior parte do valor é investido em renda fixa. Há porcentagens menores para ações, ouro e dólar. Assim, este é um investimento de risco mais baixo, com potencial de ganhos menor.

No Nu Seleção Potencial, uma parcela menor do valor aplicado vai para ações — com oscilação maior. Dessa forma, a rentabilidade pode subir mais, mas com mais chances de prejuízo. Já o Equilíbrio possu um “meio caminho” entre os dois em risco e rentabilidade.

A nova experiência do Nubank conta com uma curadoria de produtos realizada pelo time de especialistas. Com uma comunicação simples, os clientes poderão tomar as decisões de forma facilitada.

As plataformas de investimentos estão presentes nos aplicativos do Banco Inter e Nubank
As plataformas de investimentos estão presentes nos aplicativos do Banco Inter e Nubank (Imagem: Divulgação/Nubank)

Acesso à plataforma de investimentos do Nubank

Diretamente pelo aplicativo do Nubank, os investimentos poderão ser feitos. No começo, segundo banco digital, será oferecida uma solução de investimentos inicial. Por enquanto, apenas clientes selecionados poderão investir nos primeiros produtos.

Estes usuários ainda poderão enviar sugestões de melhora à fintech. Dessa forma, será possível construir uma melhor experiência de uso. Aos poucos, a opção será liberada para cada vez mais pessoas.

Para saber se esta função está liberada no aplicativo, basta procurar a opção “Investimentos” na tela inicial. Vale lembrar que o usuário deve manter o aplicativo e dados pessoais atualizados.

Para saberem qual fundo investir, o primeiro passo é descobrir o perfil de investimentos dentro do app. Neste teste, serão feitas perguntas que ajudarão a direcionar qual fundo será indicado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.