Maranhão cria premiações para quem tomar 2ª dose de vacina da COVID-19

O Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou a entrega de premiações para os moradores que tomarem a 2ª dose da vacina contra a COVID-19. Os prêmios de até R$ 10 mil serão entregues por meio de sorteios.

Maranhão cria premiações para quem tomar 2ª dose de vacina da COVID-19
Maranhão cria premiações para quem tomar 2ª dose de vacina da COVID-19 (Imagem: Fábio Rodrigues Pozzembom/Agência Brasil)

A iniciativa do governo do Maranhão tem como intuito acelerar a imunização dos moradores contra a Covid-19. Os prêmios serão sorteados a partir da próxima semana. Segundo Flávio Dino, será editado um decreto para oficializar a medida de incentivo que deve ser apresentado nos próximos dias.

A medida foi adotada pelo governo do Estado, após a procura pela aplicação da 2ª dose sofrer queda. Até a última quinta-feira (15), o Maranhão só registrou 7,96% de aplicação da 2º dose da vacina da COVID.

Por esse motivo, foi necessário adotar medidas para incentivar a população maranhense. É importante lembrar que estão sendo usadas as vacinas Astrazeneca, Coronavac e Pfizer. Todos esses imunizantes precisam de duas doses para completar a imunização contra a doença.

Por esse motivo, receber a 1ª dose da vacina da COVID não protege a população. Além disso, passado o prazo limite definido pelo laboratório a 1ª dose não valerá mais e será necessário repetir a aplicação.

Pensando nisso, Dino elaborou com sua equipe premiações para quem tomar a 2ª dose da vacina da COVID. Com isso, após ter a imunização completada, o maranhense receberá um número que será usado para o controle dos prêmios.

Esse número será registrado pelo Ministério Estadual de Saúde. O órgão irá realizar os sorteios, com base nesses números. A expectativa é que os sorteios ocorram a partir da próxima semana.

Segundo Dino, esse tipo de incentivo é necessário e trata de um lembrete e estímulo. Além disso, contribui para a divulgação da importância de se vacinar. O governador lembrou que diante das mensagens contraditórias anunciadas pelo presidente da república é ainda mais importante haver essa corrente positiva.

Mesmo assim, o Dino admitiu que preferia contar apenas com a consciência da população. Porém, todos os dias as redes sociais são bombardeadas por fake News sobre a eficácia das vacinas. Por esse motivo, na busca pelo fim da pandemia, é necessário adotar ações que incentivem a população a se vacinar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.