Projeto quer incluir jovens de até 21 anos como beneficiários do ‘Cartão Futuro’

Governo do Paraná amplia faixa etária para inclusão de novos trabalhadores no Cartão Futuro. Diante da permanência do novo coronavírus, a Assembleia Legislativa validou um projeto de lei que permite com que jovens de até 21 anos possam atuar no mercado de trabalho com a contratação por aprendiz. Entenda.

Projeto quer incluir jovens de até 21 anos como beneficiários do 'Cartão Futuro' (Imagem: Divulgação/ Governo do Paraná)
Projeto quer incluir jovens de até 21 anos como beneficiários do ‘Cartão Futuro’ (Imagem: Divulgação/ Governo do Paraná)

O Cartão Futuro nada mais é do que um programa de fomento a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Inicialmente a candidatura era destinada para aqueles entre 14 e 18 anos, porém o número acaba de ser amplificado até os 21 anos.

A justificativa para tal alteração se deu mediante o atual contexto da covid-19, que vem inviabilizando a contratação de estágios. Além disso, o projeto passará a permitir também que as empresas que não alcançarem a contratação mínima de aprendizes que equivale de 5% a 15% dos seus funcionários, permaneçam inclusas na proposta.

“Essas alterações são fundamentais para a efetividade do programa, tendo em vista que ampliará o número de adesões e o número de aprendizes beneficiados”, diz a mensagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano.

Detalhes do Cartão Futuro

Pelo Cartão Futuro, o governo do estado espera incluir novos 15 mil contratos de jovens aprendizes no mercado de trabalho. Inicialmente, a parceria vem sendo concedida para microempresas e empresas de pequeno porte, que precisam de apoio nesse período de pandemia,

Somente neste ano, o programa contou com um investimento de R$ 58 milhões, sendo parte significativa concedida por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e foi aprovada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). O complemento é pago com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Este é o maior programa no Brasil para o primeiro emprego do jovem aprendiz, que estimula a continuidade do trabalho e abre oportunidades aos jovens paranaenses neste momento delicado de pandemia”, ressalta o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Uma vez em que o contrato é efetivado, a empresa tem até 90 dias para validar a inclusão do aprendiz. As empresas contam com uma subvenção de R$ 500,00 por mês, também pelo período de 90 dias.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.