Matrículas abertas para os aprovados na Habilitação Social do Detran-DF

Aprovados na CNH social do Detran devem ficar atentos aos prazos de matrícula. Na última semana, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal liberou a lista com o nome dos selecionados para o programa de habilitação social. Para os inclusos, o período de inscrição foi iniciado.

Matrículas abertas para os aprovados na Habilitação Social do Detran-DF (Imagem: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)
Matrículas abertas para os aprovados na Habilitação Social do Detran-DF (Imagem: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Uma nova rodada do Programa de Habilitação Social foi iniciada. Após a divulgação dos aprovados, o Detran DF solicita que os candidatos reúnam a documentação necessária para a efetivação da matrícula. O procedimento será inteiramente online, devido a pandemia do novo coronavírus.

Como saber se fui selecionado?

A primeira coisa a ser feita é consulta o site do Detran DF para poder saber se seu nome consta na lista. Ao entrar no link https://portal.detran.df.gov.br/, basta informar o número do CPF e efetivar a verificação individual.

Procedimento de matrícula no Habilitação Social

Sendo aceito, o titular do documento tem até 15 dias para fazer sua matrícula pelo mesmo portal. Basta preencher o formulário que lhe será apresentado e anexar sua documentação de identificação pessoal, como RG, CPF, comprovante de residência, etc.

Depois disso, ele tem mais 15 dias para fazer a abertura do processo no Registro Nacional de Condutores (Renach). Se ambos os prazos não forem cumpridos sua candidatura fica invalida e ele perde a vaga.

Sobre o programa CNH Social

Ao todo, segundo dados liberados pelo Detran DF, serão beneficiadas cerca de 5 mil pessoas de baixa renda. Entre os critérios de seleção, era preciso estar inscrito no Cadastro Único e comprovar a situação de vulnerabilidade.

Nesse edital foram contabilizadas 29.465 inscrições para os serviços de obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovação dos exames médicos exigidos para habilitação, troca de permissão para dirigir pela CNH Definitiva e a adição ou alteração de categoria da habilitação.

Quem concluir a efetivação de matricula poderá participar gratuitamente de todo o processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, alteração para as categorias C, D ou E, renovação e troca pela habilitação definitiva.

Para mais informações sobre o projeto acesse nossa página exclusiva da CNH Social e acompanhe as convocações em todo o país.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.