Agendamento de vacina para maiores de 50 anos é reaberto no DF; veja como fazer

Nesta terça-feira, 15, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SS-DF) decidiu reabrir os agendamentos para que a vacina da Covid-19 seja aplicada em adultos com idade entre 50 a 59 anos. Cerca de 8.064 doses do imunizante ainda estão disponíveis para atender esta faixa etária. 

Projeto analisa incluir Agendamento de vacina para maiores de 50 anos é reaberto no DF; veja como fazer grupo prioritário na vacinação da Covid-19
Agendamento de vacina para maiores de 50 anos é reaberto no DF; veja como fazer. (Imagem: REUTERS/Tingshu)

Sendo assim, este público deve acessar o site da Secretaria de Saúde do DF: vacina.saude.df.gov.br, e agendar data, local e horário para receber a primeira dose da vacina da Covid-19. Ao todo, serão cerca de sete pontos de vacinação autorizados a atender esse público. São eles:

  • Parque da Cidade – estacionamento 13;
  • Policlínica do Lago Sul;
  • Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 da Ceilândia;
  • Drive-thru da Regional de Ensino de Sobradinho II;
  • Faculdade Unieuro de Águas Claras;
  • Iguatemi Shopping;
  • Sesi Gama.

Embora a reabertura tenha acontecido Às 17h de ontem, em menos de três horas todos os horários já estavam esgotados. Na oportunidade, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), informou que o DF possui 337 mil moradores na faixa etária de 50 a 59 anos.

Foi então que a Secretaria de Saúde do DF informou que: “A reabertura de agendamento aguarda nova disponibilidade de vacinas”. Vale ressaltar que o serviço também está disponível para os rodoviários e pessoas com comorbidades.

Até esta terça-feira, 15, o DF vacinou 782.763 pessoas do grupo prioritário com a primeira dose, o que equivale a 33,89% da população. No que compete à segunda dose da vacina da Covid-19, 327.448 pessoas já completaram o esquema vacinal, ou seja, 14,18% do público-alvo.

Ao analisar a cobertura vacinal por idade, o público com 80 anos de idade ou mais atingiu o percentual de 125,75%. Na sequência estão as pessoas na faixa etária de 75 a 79 anos, com 113,07%. Estes números correspondem à primeira dose da vacina da Covid-19. 

Enquanto isso, a segunda dose do imunizante atingiu 11,96% de idosos com 80 anos de idade ou mais, além de 101,45% dos idosos com idade entre 75 a 79 anos. No geral, a cobertura vacinal de ambos os públicos ultrapassou o índice de 100% de vacinação. 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto explicou que o motivo das interrupções frequentes da vacinação contra a doença acontece sempre que a pasta abre novas unidades de saúde para as pessoas acessarem o site e escolherem onde desejam ser imunizadas.

Ele também informou que o Governo do DF tem estudado alternativas para que a população de baixa renda sem acesso à internet possa ser atendida.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.