Prefeitura de SP organiza calendário de vacinação para maiores de 50 anos

A vacinação no município de São Paulo irá imunizar todas as pessoas de 50 anos ou mais até o próximo sábado (19). Para isso, o calendário de vacinação para esse grupo iniciará hoje, quarta-feira (16), e será de forma escalonada para evitar aglomerações.

Prefeitura de SP organiza calendário de vacinação para maiores de 50 anos
Prefeitura de SP organiza calendário de vacinação para maiores de 50 anos (Imagem: Imirante)

O calendário de vacinação para pessoas sem comorbidades a partir dos 50 anos foi divulgado pela prefeitura de São Paulo na terça-feira (15). A aplicação das doses acontecerá de forma escalonada durante quatro dias.

O prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que o calendário de vacinação de SP não é um adiamento do que foi estabelecido pelo governo do Estado. As datas estabelecidas se tratam de uma aplicação escalonada, conforme o recebimento dos imunizantes.

Nunes afirmou que o município irá receber as vacinas de forma fracionada. Portanto, a aplicação das doses acontecerá por faixa etária. Mesmo assim, o prefeito garantiu que esse grupo receberá a primeira dose até o sábado.

Além disso, afirmou que o calendário de vacinação da população em geral de SP continuará. A previsão é que as pessoas maiores de 18 anos que residem em São Paulo recebam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 15 de setembro.

O prefeito ainda esclareceu que a divisão do grupo que irá receber a dose também é para evitar filas e aglomerações nos pontos de vacinação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a capital possui 1,7 milhão de pessoas com 50 anos ou mais.

Porém, atualmente, o município atua com 600 pontos de imunização espalhados por todas as regiões. Por esse motivo, o calendário de vacinação escalonada contribuirá para que esse momento não seja conturbado.

Calendário de vacinação SP

  • Quarta-feira (16): 56 e 57 anos;
  • Quinta-feira (17): 54 e 55 anos;
  • Sexta-feira (18): 52 e 53 anos;
  • Sábado (19): 50 e 51 anos;
  • Segunda-feira (21): retardatários;
  • Terça-feira (22): retardatários.

Com isso, o município de São Paulo pretende finalizar a campanha de vacinação para as pessoas a partir dos 50 anos até o dia 22. Após isso, as novas doses que forem entregues serão destinadas para outros grupos até finalizar no dia 15 de setembro com os jovens com 18 anos.

O secretario municipal de saúde, Edson Aparecido, informou que o Ministério da Saúde garantiu o envio das doses destinadas para a vacinação nesta semana. Por esse motivo, até o momento não há nenhum impedimento para a aplicação.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.