A plataforma da Dataprev foi atualizada com a lista dos novos beneficiários. Dessa maneira, é possível acessar o site e consultar quem terá direito as novas parcelas do Auxílio Emergencial 2021. A consulta foi disponibilizada em abril, porém há atualizações constantes.
O pagamento do auxílio emergencial 2021 foi anunciado em março, por meio da Medida Provisória nº 1.039. Esse documento trouxe as novas regras e requisitos para a nova rodada de pagamentos.
O auxílio 2021 contempla 45,6 milhões de famílias. O ano passado esse número era de 68,2 milhões. Além disso, os novos pagamentos trouxeram outras mudanças, como valor das parcelas e requisitos para os beneficiários.
Em 2020, o auxílio emergencial abrangeu os trabalhadores desempregados, autônomos, microempreendedores individuais e beneficiários do Bolsa Família. Para este ano, o programa trouxe algumas mudanças:
- Ser trabalhador informal; ou
- Beneficiário do Bolsa Família;
- Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 3.300);
- Ter renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 550);
- Ter recebido o auxílio emergencial no ano passado.
Dessa maneira, o Ministério da Cidadania não permitiu novas inscrições e delimitou as vagas. A partir disso, no mês de abril a Dataprev divulgou a lista dos aprovados. Com isso, os cidadãos puderam fazer a consulta no site e verificar se foram contemplados pelo benefício.
Consultar auxílio emergencial na Dataprev
A consulta dos aprovados ainda está liberada e é atualizada constantemente. Para fazer a consulta é preciso acessar o site da Dataprev e informar os dados solicitados.
A plataforma irá pedir o número do CPF, o nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Além da situação do benefício, a plataforma informa:
- Resultados das análises;
- Data de recebimento e envio dos pedidos;
- Motivo para negação do benefício;
- Situação da segunda solicitação;
- Contestação do pedido negado.
A aprovação no auxílio não garante o recebimento das quatro parcelas. Isso porque, o Ministério da Cidadania e a Dataprev realiza checagens de dados todos os meses. Dessa maneira, evitam pagamentos indevidos e fraudes.
A checagem dos dados e informações é realizada em parceria com a Receita Federal, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União. Esses órgãos verificam o cadastro do cidadão e confere se estão em consonância com as regras estabelecidas para o recebimento do auxílio.