Dataprev atualiza portal do auxílio emergencial para consulta de aprovados

A plataforma da Dataprev foi atualizada com a lista dos novos beneficiários. Dessa maneira, é possível acessar o site e consultar quem terá direito as novas parcelas do Auxílio Emergencial 2021. A consulta foi disponibilizada em abril, porém há atualizações constantes.

publicidade
Dataprev atualiza portal do auxílio emergencial para consulta de aprovados
Dataprev atualiza portal do auxílio emergencial para consulta de aprovados (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O pagamento do auxílio emergencial 2021 foi anunciado em março, por meio da Medida Provisória nº 1.039. Esse documento trouxe as novas regras e requisitos para a nova rodada de pagamentos.

O auxílio 2021 contempla 45,6 milhões de famílias. O ano passado esse número era de 68,2 milhões. Além disso, os novos pagamentos trouxeram outras mudanças, como valor das parcelas e requisitos para os beneficiários.

publicidade

Em 2020, o auxílio emergencial abrangeu os trabalhadores desempregados, autônomos, microempreendedores individuais e beneficiários do Bolsa Família. Para este ano, o programa trouxe algumas mudanças:

  • Ser trabalhador informal; ou
  • Beneficiário do Bolsa Família;
  • Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 3.300);
  • Ter renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 550);
  • Ter recebido o auxílio emergencial no ano passado.

Dessa maneira, o Ministério da Cidadania não permitiu novas inscrições e delimitou as vagas. A partir disso, no mês de abril a Dataprev divulgou a lista dos aprovados. Com isso, os cidadãos puderam fazer a consulta no site e verificar se foram contemplados pelo benefício.

Consultar auxílio emergencial na Dataprev

A consulta dos aprovados ainda está liberada e é atualizada constantemente. Para fazer a consulta é preciso acessar o site da Dataprev e informar os dados solicitados.

A plataforma irá pedir o número do CPF, o nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Além da situação do benefício, a plataforma informa:

  • Resultados das análises;
  • Data de recebimento e envio dos pedidos;
  • Motivo para negação do benefício;
  • Situação da segunda solicitação;
  • Contestação do pedido negado.
publicidade

A aprovação no auxílio não garante o recebimento das quatro parcelas. Isso porque, o Ministério da Cidadania e a Dataprev realiza checagens de dados todos os meses. Dessa maneira, evitam pagamentos indevidos e fraudes.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

A checagem dos dados e informações é realizada em parceria com a Receita Federal, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União. Esses órgãos verificam o cadastro do cidadão e confere se estão em consonância com as regras estabelecidas para o recebimento do auxílio.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.