Quem pode se inscrever na CNH Social promovida pelo Detran-GO?

O Governo de Goiás, através do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), está com inscrições abertas para pessoas que procuram obter gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ou, adicionar ou mudar a categoria da mesma. São 3 mil novas vagas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 07 de julho pelo portal do Detran.

Quem pode se inscrever na CNH Social promovida pelo Detran-GO?
Quem pode se inscrever na CNH Social promovida pelo Detran-GO? (Imagem: Divulgação / Portal Goiás)

Cada pessoa vai poder se candidatar somente a uma das modalidades do programa, dividido em Estudantil, Urbana e Rural.

Para se inscrever, é preciso atender aos critérios determinados em edital, entre eles, o de ter Cadastro Único para os programas sociais do governo federal (CadÚnico) ativo.

Segundo o governo estadual serão investidos no programa R$5,7 milhões a fim de atender 3 mil candidatos. Os contemplados possuem isenção de taxas como por exemplo inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular.

Além do agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico, psicológico e, no caso das mudanças para Categoria D e exame toxicológico.

A pessoa com deficiência que está classificada dentro do número de vagas também se absterá de realizar o pagamento pela junta médica e junta técnica.

Através de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), serão ofertados, ainda, curso teórico de legislação de trânsito, aulas práticas de direção e até três testes gratuitos.

Quem pode se inscrever?

Na modalidade Estudantil do programa CNH Social, podem se candidatar jovens de 18 a 25 anos que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública estadual de Goiás. Para essa categoria, um dos critérios de desempate será a nota média apurada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

Já nas categorias Urbana e Rural poderão concorrer moradores de cidades e da zona rural, respectivamente. É necessário que os candidatos saibam ler e escrever, ter idade igual ou superior a 18 anos e atender aos critérios determinados pelo Código Brasileiro de Trânsito e pela Lei Estadual 20.834/2020.

Os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

A lista que contará o nome dos classificados dentro do limite de vagas tem previsão de ser publicada no início da segunda quinzena de julho, exclusivamente no site do Detran-GO.

Por isso, é importante que os inscritos se atentem para não correr o risco de perderem a oportunidade. Em relação às vagas abertas, 5% são destinadas às pessoas com deficiência.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!