CNH Social 2021: Inscrições abertas com 3 mil novas vagas em Goiás

Na última segunda-feira, 7, o Governo do Estado de Goiás abriu mais três mil vagas para o programa CNH Social de 2021. Os interessados têm até o dia 7 de julho para se cadastrar no site do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

CNH Social 2021: Inscrições abertas com 3 mil novas vagas em Goiás
CNH Social 2021: Inscrições abertas com 3 mil novas vagas em Goiás. (Imagem: Reprodução/CNH Social)

Vigente desde o ano de 2011, a CNH Social é destinada à população de baixa renda, possibilitando a aquisição da primeira carteira de habilitação, inclusão ou alteração de categoria.

O serviço é oferecido gratuitamente pelo Governo Federal, sem cobrar nenhuma taxa do candidato. Porém, podem se inscrever apenas:

  • Pessoas que comprovem receber até 2 salários mínimos;
  • Pessoas que estão desempregadas a mais de 12 meses;
  • Pessoas que são alunas da rede pública e possuem rendimento exemplar;
  • Pessoas com necessidades especiais;
  • Ex-presidiários;
  • Pessoas que são agricultores;
  • Pessoas que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho;
  • Pessoas que recebem o Bolsa Família;
  • Pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito;
  • Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça.

De acordo com o governo goiano, a lista com os nomes dos classificados no programa CNH Social deve ser publicada no dia 15 de julho. Para conferir se foi selecionado ou não, basta acessar o site do Detran-GO.

Lembrando que 5% do total de vagas deve ser direcionado a pessoas com deficiência (PCD).

O Governo de Goiás fez um investimento de R$ 5,7 milhões na CNH Social, no intuito de possibilitar que jovens com idade entre 18 a 25 ficassem isentos dos custos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

Entretanto, um dos critérios que também deve ser observado é o de que estes jovens precisam ter cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública estadual de Goiás. 

Em caso de empate na seleção, a Secretaria de Educação de GO irá verificar a nota média de cada candidato. A CNH Social consiste em uma parceria entre o Detran de cada unidade federativa junto a uma variedade de autoescolas de formação e clínicas responsáveis pela realização das avaliações médicas necessárias.

No geral, a CNH Social segue o mesmo padrão das etapas de fiscalização do Contran. No entanto, especialmente em virtude dos efeitos da pandemia da Covid-19, as fases do programa, desde a inscrição, seleção e matrícula, foram unificadas no modelo online.

Por isso, é essencial se atentar às datas determinadas em cada localidade, do contrário o candidato poderá perder a vaga. 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.