ESTAS pessoas podem receber saque integral do FGTS na Caixa

Trabalhadores podem conseguir sacar o valor total de seu FGTS. Caso você esteja passando por problemas financeiros e cogitou usar os valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço a fim de melhorar a situação, se atente. De acordo com as normas do programa, a retirada integral pelo programa só pode ser realizada em casos específicos.

ESTAS pessoas podem receber saque integral do FGTS na Caixa
ESTAS pessoas podem receber saque integral do FGTS na Caixa (Foto: FDR)

Para acessar o saldo integral do FGTS o trabalhador necessita cumprir alguns pré-requisitos definidos pelo governo em conjunto com a Caixa Econômica Federal.

Mesmo sendo uma quantia arrecadada pelo próprio cidadão, sua liberação só ocorre em casos específicos, não possuindo o titular acesso na hora que quiser.

Conforme o governo, o intuito de travar saques a qualquer momento do FGTS é para obter a geração de uma poupança para o cidadão, podendo este utilizá-la em situação de emergência.

Como para o desemprego, acidentes naturais, morte e aquisição de imóveis estão entre as situações que autorizam o saque integral.

Quem pode receber o saque integral do FGTS?

Confira a lista de situações em que o FGTS pode ser sacado integralmente:

  • Demissão sem justa causa, pelo empregador 
  • Acidentes naturais
  • Rescisão por falência
  • Aposentadoria ou ter mais de 70 anos
  • Doenças graves ou estado terminal
  • Morte do trabalhador
  • Compra da casa própria
  • Três anos desempregado

Ao ser demitido sem um motivo de sua responsabilidade existe a possibilidade de sacar integralmente o FGTS. Nesse caso, o cidadão precisa ter trabalhado em regime de carteira assinada para conseguir acessar os recursos do seu fundo de garantia.

O saque integral ocorre para quem se aposenta através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O direito aos recursos do FGTS é aprovado instantaneamente e o cidadão precisa negociar a retirada em parceria com a Caixa e o INSS.

Em relação a casos de pessoas com doenças graves também existe a possibilidade de efetuar o saque. Câncer, HIV, entre outros podem solicitar o benefício. É necessário ressaltar ainda que os dependentes podem fazer a negociação tendo em vista a incapacidade física do titular.

Quando o segurado falece, os valores de seu FGTS são diretamente transferidos para os seus dependentes.