O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran- MS), anunciou um novo leilão que terá 65 lotes de veículos para sucata e também para circulação. Os lances foram abertos na última terça-feira (8), porém, por conta da pandemia só poderão ser realizados online.
Segundo o Detran, fazem parte do leilão 37 motocicletas e oito automóveis na categoria de veículos para circulação.
Todos os veículos foram apreendidos nas agências de Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Terenos, Rochedo e Corguinho.
Nesta modalidade de leilão, as pessoas físicas e jurídicas podem participar e dar os seus lances.
Já os veículos para sucata aproveitável são divididos em 20 lotes, sendo 45 motos e 15 automóveis.
Os lotes podem ser aproveitados em outros veículos, mas dessa modalidade de leilão só podem participar pessoas jurídicas que estejam cadastradas no Detran podem participar.
O período de visita presencial irá ocorrer durante os dias 17, 18 e 21 de junho no pátio FX, que fica localizado no Anel Rodoviário, número 14.616. Os horários disponíveis são das 8h às 11h e das 13h30min até as 16h30min.
Para evitar aglomeração por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, os lances devem ser feitos através do site www.casadeleiloes.com.br até o dia 22 de junho, com previsão de encerramento às 15h no horário de Brasília.
Segundo o coordenador do Setor de Leilões, do Detran-MS, Tulio Brandão, os leilões fazem parte da operação Pátio Zero e são necessários pois aceleram o processo de organização dos pátios em todo o interior do Estado, onde muitos veículos acabam se amontoando.
Ele ainda disse que isso atrasa a fiscalização de trânsito local, já que os agentes ficam impossibilitados de executar novas ações devido à falta de espaço nas agências. E também dá fim a um problema sanitário recorrente causado pelo acúmulo de água parada em veículos ou favorecem o surgimento de animais peçonhentos.
Leilão
Essa modalidade dos leilões é definida por lei no Brasil, é a única categoria onde um bem pode ser vendido no estado em que se encontra e sem garantia. Assim, alguns carros são vendidos com defeitos conhecidos, que são explicados na descrição do lote.
A lei determina que seja informado se o carro sofreu sinistros de pequena, média ou grande monta, e outros eventos de seu histórico.