Detran-PB: Passo a passo para agendar seu atendimento presencial

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) está realizando atendimentos presenciais. Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, os órgãos normalmente estão fazendo os atendimentos com os serviços agendados.

Detran-PB: passo a passo para agendar seu atendimento presencial
Detran-PB: passo a passo para agendar seu atendimento presencial (Imagem: Divulgação/Secom-PB)

Como agendar atendimento no Detran-PB?

O agendamento é feito por meio do site www.detran.pb.gov.br, na aba correspondente ao serviço. Entra em Agendamento de Serviços, depois Agendar Serviço, Tipo de Serviço e escolhe a opção desejada, seja para veículos, habilitação ou outros.

Após a escolha, os próximos passos são autoexplicativos, indicando os documentos necessários para cada um deles e solicitando os seus dados pessoais.

Logo depois, o portal destaca o local e solicita a data e o horário do atendimento. Após o usuário conferir os dados expostos na tela, deve clicar em “Confirmar”, para efetivar o agendamento. 

Nesse passo, o sistema mostra uma tela de confirmação e gera um protocolo; o usuário clica em “Imprimir”.

Esse documento, impresso ou no formato digital, deve ser levado ao Detran pelo usuário. Sem esse protocolo o atendimento não será possível.

Serviços online do Detran-PB

Com a intenção de evitar aglomerações é recomendado que os usuários utilizem os serviços eletrônicos disponíveis no site oficial do Detran-PB.

Acessando a página inicial do site, o sistema disponibiliza diversos serviços nas categorias de Veículos e Habilitação. Ao escolher a opção desejada, basta seguir as orientações presentes.

Segundo o documento assinado pelo superintendente Agamenon Vieira, os serviços eletrônicos disponibilizados pelo órgão não serão, em hipótese alguma, realizados na forma presencial no prazo disposto na portaria.

A Direção do Detran-PB ainda reafirmou que todas as medidas sanitárias protocoladas pelo Governo do Estado estão sendo aplicadas na sede da Mangabeira, Ciretran, postos de trânsito e postos de atendimento nos shoppings do Automóvel e Carro Legal.

Detran 

O Detran é um órgão executivo dos estados brasileiros e do Distrito Federal, cada estado tem um DETRAN, que obedece às leis e aos decretos estaduais para definir o seu próprio regimento interno.

O órgão é responsável por realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação de novos condutores. Se esse é o seu caso, saiba que no DETRAN você irá solicitar as DAES para pagamento, fará o agendamento para os exames médicos e psicotécnicos, bem como para a prova teórica.

Além disso, será o DETRAN o órgão emissor da sua Permissão Para Dirigir (PPD) e, futuramente, da sua CNH definitiva. Na maioria dos DETRANs, esses procedimentos podem ser feitos via internet, no site específico de cada estado.