Vacinação de grávidas sem comorbidades começa hoje (10) em São Paulo

O Governo de São Paulo prevê começar a vacinação de grávidas sem comorbidades a partir de hoje (10). Alguns municípios, como Campinas, São Bernardo do Campo e a capital, já iniciaram a aplicação das doses nesse grupo na última segunda-feira.

Vacinação de grávidas sem comorbidades começa hoje (10) em São Paulo
Vacinação de grávidas sem comorbidades começa hoje (10) em São Paulo (Imagem: Shutterstock)

O anúncio da vacinação de grávidas sem comorbidades foi feita na última sexta-feira (4) pelo governador João Doria. Com isso, estão sendo vacinadas as gestantes a partir dos 18 anos de idade. Nesse grupo também está sendo incluídas as puérperas, ou seja, que deram à luz nos últimos 45 dias.

Essas mulheres também devem ter mais de 18 anos e não possuir nenhuma comorbidade. O Estado está usando as doses da Pfizer e da Coronavac para a vacinação de grávidas sem comorbidades.

O uso da Astrazeneca está suspensa para esse grupo desde o mês de maio, após uma possível complicação que gerou a morte de uma gestante. O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) investigam o caso.

A vacina Pfizer e Coronavac permitem o uso em gestantes e puérperas. Para receber a dose será necessário comprovar que reside no Estado de São Paulo, comprovar a gestação e apresentar relatório ou laudo médico com indicação do profissional para tomar a vacina.

As puérperas podem apresentar a certidão de nascimento da criança para ter direito ao imunizante contra a Covid-19. De acordo com o Governo do Estado de SP a estimativa é que 400 mil mulheres recebam as doses durante a vacinação de grávidas sem comorbidades.

No dia 7 as pessoas de 18 a 29 anos com comorbidades ou deficiência permanente (beneficiárias do BPC) passaram a ser vacinados no Estado.

Na última quarta-feira (9), o Estado deu início a vacinação dos profissionais de educação de 45 e 46 anos que atuam na rede municipal, estadual e privada.

Antecipação do calendário de vacinação em SP

Ao informar que estaria antecipando as imunizações no estado, o governador João Doria divulgou um novo calendário. A notícia veio em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (9).

O Estado adiantou em 15 dias a vacina da população em geral sem comorbidade. A imunização ocorrerá de forma decrescente, ou seja, começando pelos mais velhos.

Entre os dias 16 de junho a 06 de julho serão vacinados as pessoas de 55 a 59 anos sem comorbidades.

De 09 a 19 de julho aqueles com 54 anos. E de 20 de julho a 03 de agosto serão imunizados as pessoas de 50 a 53 anos sem comorbidades.

Dos dias 04 a 18 de agosto será a vez dos paulistas de 45 a 49 anos sem comorbidades. De 19 a 28 do mesmo mês aqueles com 40 a 44 anos. 

A partir de 1º de setembro a 7, recebem a primeira dose pessoas de 35 a 39 anos. De 8 a 17 do mesmo mês, quem tem de 30 a 34 anos. De 18 a 27 de setembro pessoas de 25 a 29 anos. 

Por fim, encerram o calendário já divulgado os jovens de 18 a 24 anos com a primeira dose de 28 de setembro a 18 de outubro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.