Doria antecipa calendário e maiores de 18 anos serão vacinados até 18/10

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na última quarta-feira (9) a antecipação do calendário de vacinação de todo o Estado. Com isso, a estimativa é que toda a população de São Paulo esteja imunizada até o dia 18 de outubro.

Doria antecipa calendário e maiores de 18 anos serão vacinados até 18/10
Doria antecipa calendário e maiores de 18 anos serão vacinados até 18/10 (Imagem: Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo/Agência Brasil)

A antecipação do calendário é de 15 dias do que já era previsto. Dessa maneira, no último anúncio feito por Doria, a projeção era que a vacinação fosse finalizada após o mês de outubro deste ano.

Esse calendário, assim como a possível antecipação só será praticado caso seja entregue as vacinas programadas pelo Ministério da Saúde. Dessa maneira, caso haja alguma mudança nas datas definidas pela pasta ou falta de doses todo o calendário estará comprometido.

Com a antecipação do calendário de vacinação do Estado de São Paulo a população entre 55 e 59 anos sem comorbidades irão receber a primeira dose do imunizante na próxima quarta-feira (16).

A imunização da população em geral sem comorbidades continuará de forma decrescente. Sendo assim, conforme o calendário divulgado pelo governo do Estado, o último grupo, entre 18 e 24 anos começará a receber a primeira dose no dia 28 de setembro.

Com o cumprimento dessas datas, a aplicação da primeira dose será finalizada no dia 18 de outubro. As pessoas que receberam vacinas que necessitam do reforço para ter sua eficácia garantida continuaram sendo vacinadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

Durante o anúncio Doria afirmou que “São Paulo tem pressa, e São Paulo vacina”. Com isso, o sucesso dos planos do governo paulista dependerá da entrega das doses dos laboratórios. É importante lembrar que várias regiões tiveram que fazer pausas no plano de vacinação por falta de imunizantes.

Calendário de vacinação no Estado de São Paulo

Atualmente, o Estado está vacinando os profissionais da educação da rede municipal, estadual e particular. Além disso, está vacinando as grávidas e puérperas sem comorbidades. Veja as próximas datas abaixo:

  • 55 a 59 anos, de 16 de junho a 8 de julho;
  • 54 anos, de 9 a 19 de julho;
  • 50 a 53 anos, de 20 de julho a 3 de agosto;
  • 45 a 49 anos, de 4 a 18 de agosto;
  • 40 a 44 anos, de 19 a 28 de agosto;
  • 35 a 39 anos, de 29 de agosto a 7 de setembro;
  • 30 a 34 anos, de 8 a 17 de setembro;
  • 25 a 29 anos, de 18 a 27 de setembro;
  • 18 a 24 anos, de 28 de setembro a 18 de outubro.

Glaúcia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.