CNH Social 2021: Inscrições abertas com 3 mil novas vagas em Goiás

Na última segunda-feira, 7, o Governo do Estado de Goiás abriu mais três mil vagas para o programa CNH Social de 2021. Os interessados têm até o dia 7 de julho para se cadastrar no site do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

CNH Social 2021: Inscrições abertas com 3 mil novas vagas em Goiás
CNH Social 2021: Inscrições abertas com 3 mil novas vagas em Goiás. (Imagem: Reprodução/CNH Social)

Vigente desde o ano de 2011, a CNH Social é destinada à população de baixa renda, possibilitando a aquisição da primeira carteira de habilitação, inclusão ou alteração de categoria.

O serviço é oferecido gratuitamente pelo Governo Federal, sem cobrar nenhuma taxa do candidato. Porém, podem se inscrever apenas:

  • Pessoas que comprovem receber até 2 salários mínimos;
  • Pessoas que estão desempregadas a mais de 12 meses;
  • Pessoas que são alunas da rede pública e possuem rendimento exemplar;
  • Pessoas com necessidades especiais;
  • Ex-presidiários;
  • Pessoas que são agricultores;
  • Pessoas que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho;
  • Pessoas que recebem o Bolsa Família;
  • Pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito;
  • Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça.

De acordo com o governo goiano, a lista com os nomes dos classificados no programa CNH Social deve ser publicada no dia 15 de julho. Para conferir se foi selecionado ou não, basta acessar o site do Detran-GO.

Lembrando que 5% do total de vagas deve ser direcionado a pessoas com deficiência (PCD).

O Governo de Goiás fez um investimento de R$ 5,7 milhões na CNH Social, no intuito de possibilitar que jovens com idade entre 18 a 25 ficassem isentos dos custos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Entretanto, um dos critérios que também deve ser observado é o de que estes jovens precisam ter cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública estadual de Goiás. 

Em caso de empate na seleção, a Secretaria de Educação de GO irá verificar a nota média de cada candidato. A CNH Social consiste em uma parceria entre o Detran de cada unidade federativa junto a uma variedade de autoescolas de formação e clínicas responsáveis pela realização das avaliações médicas necessárias.

No geral, a CNH Social segue o mesmo padrão das etapas de fiscalização do Contran. No entanto, especialmente em virtude dos efeitos da pandemia da Covid-19, as fases do programa, desde a inscrição, seleção e matrícula, foram unificadas no modelo online.

Por isso, é essencial se atentar às datas determinadas em cada localidade, do contrário o candidato poderá perder a vaga. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.