Prova de vida INSS sem aglomerações: Passo a passo para fazer online

 INSS mantém o funcionamento da prova de vida virtual após retomada das agências. Na última semana, a realização da atualização cadastral da previdência passou a ser obrigatória para os aposentados e pensionistas. Inicialmente suspenso pela pandemia do novo coronavírus, o procedimento pode ser feito pela internet. Confira.

Prova de vida INSS sem aglomerações: Passo a passo para fazer online (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Prova de vida INSS sem aglomerações: Passo a passo para fazer online (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A prova de vida do INSS nada mais é do que uma obrigatoriedade imposta pelo órgão para que a população beneficiária atualize seus cadastros no sistema previdenciário. Por meio dela é possível controlar o número de fraudes e concessão indevida de abonos para aqueles que estão falecidos ou fora das regras determinadas.

Como registrar minha prova de vida?

Para poder fazer a prova de vida o cidadão deve comparecer até uma agencia bancária de sua escolha e apresentar seu documento oficial com foto. O procedimento é simples e consiste apenas na exibição de seus registros e confirmação dos dados presentes em seu cadastro.

Estando tudo certo, o atendente bancário envia a validação de sua atualização para o INSS.

No entanto, ainda vivendo a pandemia do novo coronavírus que já matou mais de 470 mil pessoas no Brasil, foi preciso propor uma alternativa que minimizassem os riscos de exposição ao vírus. Diante dessa demanda o INSS criou a prova de vida digital

Como fazer a prova de vida do INSS pela internet?

Para poder realizar sua renovação cadastral sem fazer de casa é preciso, primeiro, instalar os aplicativos  Meu INSS” e “Meu gov.br”, que  estão disponíveis para Android e iOS.

Preencha o formulário que lhe será apresentado, solicitando seus dados de identificação pessoal. Na sequência, confirme os registros e aguarde o encaminhamento para a próxima tela.

O app passará a exibir um passo a passo para que você realize os registros faciais através da câmera de seu próprio celular. Basta aponta-la para seu rosto e seguir as recomendações apresentadas.

Após fazer todas as fotos, tenha em mãos ainda a sua CNH ou título de eleitor para informar a data de emissão do respectivo documento que decidir usar no ato da comprovação da identidade.

Feito isso, confirme a operação e aguarde o envio de seu comprovante de validação. Em caso de dúvidas, confira nosso tutorial em vídeo.

Prova de Vida INSS online: Passo a passo COMPLETO pelo aplicativo 'Meu INSS'

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile