Perícia online do INSS: Como enviar documento e quem pode usar o serviço?

Pontos-chave
  • Perícia médica do INSS se mantém online;
  • Segurados devem fazer solicitação de seus benefícios pelo Meu INSS;
  • Documentação específica deve ser enviada para comprovar o laudo.

Segurados do INSS devem realizar suas perícias médicas pela internet. Diante da permanência do novo coronavírus, os trabalhadores que precisarem solicitar o auxílio doença ou qualquer outro benefício previdenciário que exija análise de saúde, devem ficar atentos pois o serviço foi terceirizado.

Perícia online do INSS: Como enviar documento e quem pode usar o serviço? (Imagem: FDR)
Perícia online do INSS: Como enviar documento e quem pode usar o serviço? (Imagem: FDR)

A perícia médica do INSS nada mais é do que uma análise realizada pelos profissionais de saúde do órgão que validam a concessão dos benefícios.

Normalmente sua realização é feita presencialmente, nas agencias do órgão. Porém, com a permanência da pandemia o governo federal autorizou sua terceirização

Como funciona a perícia médica online?

Para poder utilizar a perícia virtual o cidadão precisa primeiro passar pela avaliação médica de um profissional de sua escolha. Realizado os exames e com o laudo e atestado em mãos é que ele passa a solicitar seu benefício no Meu INSS.

Ao se conectar na plataforma, basta ir até a aba de perícia e passar a preencher os informes solicitados. O sujeito deve ficar atento, pois toda a documentação a ser enviada precisa estar 100% legível.

Ao receber os dados o órgão fica responsável por fazer a análise e dar um retorno aprovando ou recursando o benefício. Além dos registros médicos, é preciso também anexar:

  • documento de identidade (RG, CNH, etc) e o CPF
  • comprovante de residência
  • carteira de trabalho
  • carnês de contribuição (a GPS – Guia da Previdência Social) e os comprovantes de pagamentos, caso você tenha pagado o INSS como contribuinte facultativo, individual ou MEI
  • O ASO emitido pelo médico do trabalho, em que se atesta a condição de saúde do trabalhador;
  • Uma carta elaborada pela empresa em que se declare o último dia de trabalho

Quais documentos médicos anexar na perícia:

  • Exames e laudos: de sangue, imagem;
  • Atestados médicos, indicando CID e tempo necessário de afastamento;
  • Receituários.

Confira o passo a passo para enviar o laudo médico no Meu INSS:

  • O primeiro passo é acessar o Meu INSS (gov.br/meuinss) ou use o aplicativo para celular) e selecione a opção “Agendar Perícia”;
  • Em seguida, selecione a opção “Perícia Inicial” e, depois, clique em “Selecionar”.
  • Na tela seguinte, responda a pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar.
  • Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”.
  • Na parte “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento, conforme mostrado na figura abaixo.
  • Na tela que se abre, clique em “Anexar”.
  • Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”.
  • Agora, selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar”. Essa será a agência onde o benefício será mantido. O INSS ressalta que o atendimento nas agências está suspenso temporariamente.
  • Quase no fim, marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”.
  • Se desejar, clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular. Pronto, seu atestado foi enviado e basta aguardar um retorno.

Lista de benefícios que exigem perícia médica:

  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária);
  • Benefício de Prestação Continuada – BPC;
  • Aposentadoria por invalidez (benefício por incapacidade permanente);
  • Pessoas com deficiência ou doença grave que pretendem receber Pensão por Morte.
Perícia online do INSS: Como enviar documento e quem pode usar o serviço? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Perícia online do INSS: Como enviar documento e quem pode usar o serviço? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Funcionamento das agências

No que diz respeito ao funcionamento das agências, o INSS reabriu suas unidades, porém o horário varia de acordo com cada município. Apesar da determinação federal, os governos estaduais e municipais variam na adoção das medidas de flexibilização que garantem ou não o atendimento presencial.

De modo geral, parte significativa das unidades em todo o país voltaram a operar, porém apenas para serviços específicos como:

  • Perícia médica;
  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência;
  • Justificação administrativa;
  • Reabilitação profissional.

Para mais informações sobre o INSS o cidadão consegue entrar em contato com o órgão através do 135 ou pelo Meu INSS.

É possível também se informar através na nossa página previdenciária exclusiva, que diariamente atualiza os cronogramas de pagamento e funcionamentos do órgão.

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há 6 anos, redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro.