Receba auxílio doença do INSS mesmo estando desempregado

Trabalhadores desempregados podem solicitar o auxílio doença. Com a permanência da pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros perderam seus empregos ao mesmo tempo em que enfrentam problemas de saúde. Diante disso, surgem questionamentos sobre a permissão de alguns benefícios previdenciários.

Receba auxílio doença do INSS mesmo estando desempregado (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Receba auxílio doença do INSS mesmo estando desempregado (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Se você ficou desempregado recentemente e deseja receber o auxílio doença, concedido pelo INSS, fique atento.

De acordo com a legislação do órgão, a liberação do pagamento pode ocorrer para aqueles segurados que não estejam mais de carteira assinada, mas para isso é preciso se enquadrar nas regres de concessão.

Quem pode receber o auxílio doença?

Por ser um benefício garantido pela previdência social federal o cidadão precisa obrigatoriamente está vinculado a mesma. Isso implica dizer que é necessário ser um segurado do INSS, cumprindo os prazos de carência sobre a atuação enquanto CLT.

De acordo com as regras do projeto, para receber o auxílio é preciso comprovar a incapacidade de exercer suas atividades de trabalho por ao menos 15 dias. Porém, o sujeito pode ainda ficar afastado de seu ofício por até 60 dias ou mais.

Estou desempregado, como receber auxílio doença?

No caso de um cidadão que está desempregado e acidentalmente ou por alguma doença fica impossibilitado de quaisquer atividades, o benefício também é liberado.

Para isso, é preciso realizar uma perícia médica, neste momento terceirizada por um profissional de saúde de sua escolha, e depois enviar o laudo para o INSS.

Sendo constatado que o sujeito está incapaz totalmente por ao menos 40 dias o INSS libera seu auxílio doença. A concessão do benefício é registrada por meio daquilo que o órgão intitula como período de graça, que nada mais é o tempo em que o sujeito está desempregado.

De modo geral, para poder receber é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • incapacidade total e temporária para o trabalho;
  • carência mínima de 12 meses;
  • ter qualidade de segurado.

Como fazer a solicitação?

Basta se conectar ao aplicativo do Meu INSS e na aba do auxílio doença preencher o formulário apresentado. O usuário deverá anexar toda a sua documentação de identificação pessoal, sendo preciso ainda mandar os exames e avaliações de saúde feitos por um médico de sua escolha.

Após análise e aprovação, o INSS tem até 30 dias para liberar a primeira mensalidade com base no piso nacional.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA