Receba auxílio doença do INSS mesmo estando desempregado

Trabalhadores desempregados podem solicitar o auxílio doença. Com a permanência da pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros perderam seus empregos ao mesmo tempo em que enfrentam problemas de saúde. Diante disso, surgem questionamentos sobre a permissão de alguns benefícios previdenciários.

Receba auxílio doença do INSS mesmo estando desempregado (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Receba auxílio doença do INSS mesmo estando desempregado (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Se você ficou desempregado recentemente e deseja receber o auxílio doença, concedido pelo INSS, fique atento.

De acordo com a legislação do órgão, a liberação do pagamento pode ocorrer para aqueles segurados que não estejam mais de carteira assinada, mas para isso é preciso se enquadrar nas regres de concessão.

Quem pode receber o auxílio doença?

Por ser um benefício garantido pela previdência social federal o cidadão precisa obrigatoriamente está vinculado a mesma. Isso implica dizer que é necessário ser um segurado do INSS, cumprindo os prazos de carência sobre a atuação enquanto CLT.

De acordo com as regras do projeto, para receber o auxílio é preciso comprovar a incapacidade de exercer suas atividades de trabalho por ao menos 15 dias. Porém, o sujeito pode ainda ficar afastado de seu ofício por até 60 dias ou mais.

Estou desempregado, como receber auxílio doença?

No caso de um cidadão que está desempregado e acidentalmente ou por alguma doença fica impossibilitado de quaisquer atividades, o benefício também é liberado.

Para isso, é preciso realizar uma perícia médica, neste momento terceirizada por um profissional de saúde de sua escolha, e depois enviar o laudo para o INSS.

Sendo constatado que o sujeito está incapaz totalmente por ao menos 40 dias o INSS libera seu auxílio doença. A concessão do benefício é registrada por meio daquilo que o órgão intitula como período de graça, que nada mais é o tempo em que o sujeito está desempregado.

De modo geral, para poder receber é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • incapacidade total e temporária para o trabalho;
  • carência mínima de 12 meses;
  • ter qualidade de segurado.

Como fazer a solicitação?

Basta se conectar ao aplicativo do Meu INSS e na aba do auxílio doença preencher o formulário apresentado. O usuário deverá anexar toda a sua documentação de identificação pessoal, sendo preciso ainda mandar os exames e avaliações de saúde feitos por um médico de sua escolha.

Após análise e aprovação, o INSS tem até 30 dias para liberar a primeira mensalidade com base no piso nacional.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.