Volta às aulas: 20 mil alunos de Criciúma retornam atividades presenciais

A partir de hoje, 1, a volta às aulas na cidade de Criciúma serão retomadas totalmente presenciais. Com isso, a prefeitura estimada atender 20.300 alunos que fazem parte da rede municipal de ensino, formada por 65 unidades escolares.

Volta às aulas: 20 mil alunos de Criciúma retornam atividades presenciais
Volta às aulas: 20 mil alunos de Criciúma retornam atividades presenciais (Imagem/Reprodução: Rádio Marconi)

Para que as aulas possam acontecer com o ensino presencial, as escolas terão que seguir todos os protocolos de segurança.

A gestão municipal tomou a decisão depois de observar a baixa adesão às aulas online por parte dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

“Fundamentamos nossa decisão após visitar as unidades escolares, tomamos uma decisão assertiva, pois conhecemos a realidade. Nas visitas vimos salas com um aluno e um professor, dois alunos e um professor, salas vazias e fechadas. Nós estamos tomando uma medida mais restritiva, levando as crianças de volta para a escola. Na unidade, ela aprende a ler, a escrever a fazer contas. As crianças seguem as regras, até mais que jovens adultos e idosos. O lugar de criança é na escola”, explicou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Volta às aulas presenciais em Criciúma

A retomada presencial da educação acontece como uma tentativa de fazer com que os estudantes frequentem as aulas e a evasão escolar diminua.

“Estamos realizando ações de busca ativa de alunos que não estão frequentando e nem entregando as atividades impressas. Estamos conversando com os pais para convencê-los de levar os alunos de novo para as escolas. Em uma das maiores escolas do município, com 800 alunos, foi impresso 100 mil apostilas, apenas 50% dos pais foram procurar e 40% do material nem retornou. É na sala de aula que se faz o debate, que se tiram as dúvidas e tem uma troca de conhecimento”, disse o secretário municipal, Miri Dagostim.

Nesse momento em que acontece a volta às aulas presenciais na cidade, medidas como distanciamento social (pelo menos 1,5 metro entre todos dentro do espaço escolar), uso de máscara, higienização das mãos com disponibilização de pias e/ou álcool a 70%, aferição de temperatura na entrada, entre outras, deverão ser seguidas à risca.

Outra medida para garantir a segurança de todos foi a testagem em massa dos professores. Além disso, os profissionais da educação já estão sendo vacinados.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.