ENEM 2021 confirmado! Datas foram anunciadas e provas ocorrem em novembro

A data do ENEM 2021 foi confirmada! A confirmação foi feita pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em suas redes sociais. O ministro divulgou as datas da prova impressa e digital e informou que os editais serão publicados ainda neste primeiro semana de junho de 2021.

ENEM 2021 confirmado! Datas foram anunciadas e provas ocorrem em novembro
ENEM 2021 confirmado! Datas foram anunciadas e provas ocorrem em novembro (Imagem: Reprodução Portal FDR)

Data do Enem 2021

Algumas polêmicas sobre um possível adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram descartadas. O motivo foi por conta de uma publicação feita pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmando a data do exame para este ano de 2021.

À publicação foi feita em suas redes sociais, dizendo:Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades.”

Os editais com todas as informações do exame, serão publicados ainda nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização da prova.

Como o Ministro relatou, os exames impressos e digitais serão realizados no mesmo dia, o que é a novidade. Os estudantes poderão realizar sua inscrição no Enem 2021 entre os dias 30 de junho e 14 de julho na Página do Participante.

Enem 2020

Devido ao advento da Covid-19, o Enem de 2020 aconteceu um pouco depois do previsto. Às provas impressas foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro.

Ela teve 5 milhões de inscritos, no entanto, o número de faltas bateu o seu recorde. No primeiro dia à abstenção de participantes foi de 51,5% e no segundo dia foi de 55,3%.

Muitos estudantes não realizarão à prova por medo de serem contaminados com o coronavírus. Os candidatos que, no dia do exame, tiveram sintomas ou foram contaminados pelo coronavírus, puderam se inscrever na reaplicação do Enem.

Além disso, à reaplicação da prova foi aberta a todos os candidatos moradores dos estados de Amazonas e Rondônia, pois, as localidades estavam em situação de emergência da Covid-19.

Como de costume, desde o surgimento do Enem, às suas provas acontecem sempre no final dos meses de outubro e novembro. À data realização do exame de 2020 foi um caso de urgência e exceção.