Paraná suspende aulas presenciais após novos casos de COVID-19

Pelo menos 9 escolas estaduais foram fechadas no Paraná após a confirmação de casos de COVID-19. As aulas presenciais no estado foram retomadas, com o ensino hibrido, em 10 de maio.

Paraná suspende aulas presenciais após novos casos de COVID-19
Paraná suspende aulas presenciais após novos casos de COVID-19 (Imagem/Reprodução: APP Sindicato)

Menos de um mês após a retomada das aulas presenciais no Paraná, o governo estadual decidiu fechar 9 dos 638 colégios que atendiam aos estudantes com o ensino hibrido.

Paraná suspende aulas presenciais

A medida pela suspensão das aulas nessas unidades foi tomada após a testagem e confirmação de casos dentro das unidades escolar. 102 alunos, mais 112 professores e 76 funcionários testaram positivos.

A testagem constante dos professores, estudantes e funcionários das escolas é uma das medidas adotadas pelo governo local para controlar o avanço da doença. 135 turmas foram afetadas com a suspensão das atividades presenciais, as escolas devem ficar fechadas por 10 dias.

Além dessa medida, todas as escolas do estado devem garantir o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizar álcool em gel a 70%, seguir a obrigatoriedade do uso de máscara.

Além de aferir a temperatura de todos que entraram no espaço escolar. Essas regras também são válidas para o transporte escolar.

Com o fechamento temporários das 9 unidades, as outras 629 escolas seguem abertas normalmente e nelas a testagem deve continuar.

Aulas presenciais no Paraná são obrigatórias?

A adesão ao ensino presencial não é obrigatória, cabe aos pais e responsáveis a decisão de manter os estudantes no ensino remoto ou migrar para o ensino presencial.

O que não pode acontecer é a criança ficar sem receber as aulas. Caso a opção seja o ensino presencial, os responsáveis terão que assinar um termo.

Já para quem ainda não se sente seguro para enviar o filho a escola, o governo continuará a ofertar as aulas remotas por meio do  Google Meet. E também pelas plataformas digitais do Aula Paraná, na TV aberta e no YouTube, além do kit pedagógico impresso.

Para o secretário da Educação, Renato Feder, a prioridade do estado é atender aos estudantes que não possuem acesso a internet, possibilitando a eles a continuidade dos estudos sem grandes prejuízos.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.