Começou! Dois grupos são obrigados a fazer prova de vida do INSS em junho

A partir deste mês a prova de vida do INSS volta a ser exigida aos aposentados e pensionistas. A comprovação está suspensa desde março de 2020, devido à pandemia de Covid-19. Aqueles que não realizarem terão o benefício suspenso ou cancelado.

Começou! Dois grupos são obrigados a fazer prova de vida do INSS em junho
Começou! Dois grupos são obrigados a fazer prova de vida do INSS em junho (Imagem: montagem/FDR)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a exigir a prova de vida do INSS para os aposentados e pensionistas. A ação foi suspensa no mês de março de 2020 devido à pandemia e, após várias prorrogações, volta a ser cobrado agora.

De acordo com o INSS, dois grupos terão, já neste mês, o benefício bloqueado por falta da prova de vida do INSS. São eles: os que não realizaram a comprovação antes de março de 2020, e os que foram convocados para a realização da prova de vida digital e não realizaram.

Calendário para a prova de vida do INSS

  • Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
  • Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
  • Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
  • Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
  • Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
  • Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
  • Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.

Prova de vida

A comprovação é feita anualmente, com o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos. Dessa maneira, as instituições bancárias, responsáveis pelo pagamento dos benefícios, marcam a data da prova de vida do INSS.

O INSS informou que aqueles que tiverem o benefício bloqueado poderão desbloquear os pagamentos por reconhecimento facial, por meio do aplicativo Meu Gov.br.

Os beneficiários que tiverem a biometria cadastrada no banco poderão fazer a comprovação de vida no caixa eletrônico.

Para fazer a prova de vida no caixa basta realizar qualquer transação bancária. No caso de não possui a biometria cadastrada será necessário comparecer à instituição financeira para comprovar a vida, portando de CPF e um documento oficial com foto.

No ano passado o Instituto usou, como teste, a prova de vida digital. Para isso, convocou alguns beneficiários que reconhecimento facial cadastrado no banco de dados do Denatran ou do Tribunal Superior Eleitoral. A prova de vida digital foi feita por meio do aplicativo Meu gov.br.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.