Lista de aplicativos oficiais para consultar auxílio emergencial e Bolsa Família

Segurados do auxílio emergencial podem fazer consulta pela internet. Nas últimas semanas e até o mês de agosto a Caixa Econômica Federal estará realizando o pagamento das mensalidades do coronavoucher. Com a abertura de novos períodos de contestação, muitos estão em dúvidas quanto a inclusão e valor de seus benefícios. Saiba como descobrir tais informações por aplicativo.

Lista de aplicativos oficiais para consultar auxílio emergencial e Bolsa Família (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Lista de aplicativos oficiais para consultar auxílio emergencial e Bolsa Família (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A liberação do auxílio emergencial está entre as principais buscas do Google. Apesar do benefício funcionar desde o ano de 2020, há ainda diversas dúvidas quanto ao cadastramento, regras, valores, entre outras questões.

Desse modo, para otimizar o atendimento, o governo federal e a Caixa Econômica criaram e atualizaram alguns aplicativos para consulta.

Aplicativo do Bolsa Família

No caso dos segurados do Bolsa Família, as informações sobre o auxílio emergencial ficam disponíveis através do extrato de pagamento. O cidadão que ainda não estiver conectado, deve instalar a ferramenta em seu celular e se cadastrar informando os dados de identificação pessoal do titular do projeto.

Fique atento para não cair em golpes, o aplicativo oficial criado e monitorado pelo governo é este:

Aplicativo do Bolsa Família (Imagem: Reprodução/ APP Caixa)
Aplicativo do Bolsa Família (Imagem: Reprodução/ APP Caixa)

Aplicativo auxílio emergencial

A Caixa criou ainda um aplicativo específico e exclusivo do auxílio emergencial. Nesse caso é possível fazer consultas não só para quem foi incluso pelo Cadúnico, como também os segurados do Bolsa Família.

Informando o nome completo, data de nascimento e número do CPF o titular consegue acompanhar seu extrato, datas de pagamentos e até mesmo gerar comprovante de recebimento.

Aplicativo auxílio emergencial (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Aplicativo auxílio emergencial (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Caixa Tem

Outra forma de consulta é através do Caixa Tem. Disponível também para ambos os grupos, a ferramenta vem funcionando como a carteira digital oficial que efetiva os pagamentos do auxílio. Para ter acesso o cidadão deve informar os mesmos dados acima.

Uma vez conectado, é possível não só fazer consultas, como também efetivar pagamentos, transferências, puxar extrato e demais serviços bancários. A retirada do benefício pelo Caixa Tem é realizada em caixas eletrônicos vinculados a Caixa, sendo necessário informar o código de acesso disponível no app.

Aplicativo Caixa Tem (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Aplicativo Caixa Tem (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Falsos aplicativos

O governo e a Caixa reforçam que a população deve ficar atenta as ferramentas oficiais do governo. Evitando acesso e fornecimento de seus dados em links de whatsapp e demais páginas que não são públicas.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.