Paraná decreta toque de recolher com fechamento total das 20h às 5h

Nesta terça, 25, o Governo do Paraná publicou um decreto que estende o toque de recolher e restringe os serviços não essenciais no estado. As novas determinações começam a vigorar hoje, 28 e seguem até às 5h do dia 11 de junho, período que pode ser ampliado.

Paraná decreta toque de recolher com fechamento total das 20h ás 5h
Paraná decreta toque de recolher com fechamento total das 20h ás 5h (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O texto determina que o toque de recolher e o período em que é proibido vender e consumir bebidas alcoólicas em espaços públicos ou coletivos é válido das 20h às 5h.

“Queremos com isso diminuir ainda mais o número de acidentes de trânsito, acidente com arma branca, com arma de fogo. Acidentes que, muitas vezes, provocam lotação de leitos de UTI não Covid, que nós agora, devido ao significativo número de casos dos últimos dias, também possivelmente vamos ter que lançar mão”, disse Beto Preto, o secretário da Saúde.

Os restaurantes, bares e lanchonetes foram autorizados a funcionar com atendimento presencial até às 21 de segunda a sábado.

Aos domingos tanto o comércio, como as atividades não essenciais, ficam proibidos de abrir. Esta decisão engloba também os restaurantes, shoppings e academias.

De segunda a sábado, o comércio de rua, galerias, centros comerciais e estabelecimentos de prestação de serviços não essenciais em cidades com mais de 50 mil habitantes podem funcionar com a presença do público das 9h às 18h, com 50% da capacidade total.

Após este horário e também aos domingos, os atendimentos só podem ser feitos através de delivery.

Confira as novas regras no Paraná 

  • Academias para práticas esportivas individuais e/ou coletivas: das 6h às 20h, com 30% da ocupação máxima
  • Shopping: das 11h às 20h, com limite de 50% da capacidade total
  • Restaurantes, bares e lanchonetes: das 10h às 21h, com no máximo 50% do público, e abertura 24 horas para entregas. Aos domingos apenas por delivery.
  • Demais atividades e serviços essenciais, como farmácias e clínicas médicas: não possuem limitação de horário e podem abrir todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos
  • Museus: funcionam das 10h às 20h, com limitação de 50% de ocupação total.
  • Supermercados: abrem das 8h às 20h, com limitação da capacidade em 50%, permitindo-se o funcionamento durante 24 horas apenas através modalidade de entrega.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.