Cartão ‘Ser Família Emergencial’ paga benefício para 1,7 mil famílias hoje (27)

Nesta quinta-feira (27), mais de 1,7 mil famílias que residem no Estado de Mato Grosso recebem o cartão Ser Família Emergencial. O benefício é voltado para as famílias em situação de extrema pobreza.

Cartão 'Ser Família Emergencial' paga benefício para 1,7 mil famílias hoje (27)
Cartão ‘Ser Família Emergencial’ paga benefício para 1,7 mil famílias hoje (27) (Imagem: Divulgação/João Reis)

O cartão Ser Família Emergencial é uma iniciativa do governo do Mato Grosso e visa atender 14 mil famílias de Várzea Grande. Os cartões estão sendo entregues pela Secretaria de Assistência Social do município.

Na entrega desta quinta-feira (27) serão contempladas as famílias que residem na região do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), do bairro Jardim Glória, na Paróquia São Sebastião, Avenida Governador Júlio Campos, 3777.

A Secretaria de Assistência Social informa que os cartões do Ser Família Emergencial serão entregues conforme o horário estabelecido. Os beneficiários foram divididos em ordem alfabética e a lista foi divulgada pela Prefeitura de Várzea Grande.

Essa organização visa evitar aglomerações nas distribuições e evitar a propagação do Coronavírus. Além disso, serão atendidas todas as recomendações sanitárias recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Sendo assim, haverá distanciamento entre os beneficiários, disponibilização de álcool em gel e a exigência do uso de máscaras. Para receber o cartão Ser Família Emergencial é necessário apresentar o Número de Identificação Social (NIS) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

De acordo com o governo do Estado, o auxílio irá atender as famílias em situação de vulnerabilidade social localizadas em 141 municípios. Cada beneficiário irá receber uma ajuda financeira de R$ 150 durante três meses.

As famílias selecionadas são com base na inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para programas assistenciais do Governo Federal. O intuito é beneficiar 100 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o Estado de Mato Grosso.

Com isso, o Mato Grosso irá investir R$ 45 milhões. O valor será retirado dos cofres estaduais e do Legislativo. Dessa maneira, não terá nenhuma ajuda do Governo Federal ou de outros órgãos ou entidades.

Horário de entrega do cartão Ser Família Emergencial

  • Beneficiários que tem o nome iniciado com as letras A a J poderão retirar o cartão das 8h às 12h;
  • Beneficiários que tem o nome iniciado com as letras K a Z poderão retirar o cartão das 13h às 17h.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.