Nesta quarta-feira (19), o Estado de São Paulo anunciou a expansão da vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da educação entre 18 e 46 anos. E ainda, para as pessoas que não possuem comorbidades com idade entre 55 a 59 anos, a partir do mês de julho.
Aqueles que possuem comorbidades devem abranger a faixa etária de 45 a 49 anos a partir de 21 de maio, e de 40 a 44 anos a partir de 28 de maio.
Além disso, o estado de São Paulo vai iniciar a imunização de pessoas sem doenças preexistentes e idades de 55 a 59 anos entre 1º de julho e 21 de julho
Calendário vacinação em SP
- 21 de maio: Pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente (beneficiários do BPC) de 45 a 49 anos
- 28 de maio: Pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente (beneficiários do BPC) de 40 a 44 anos
- Entre 1º de julho e 21 de julho: Pessoas sem comorbidades de 55 a 59 anos
- De 21 a 31 de julho: Profissionais da educação de 18 a 46 anos
O que é considerado comorbidade?
- Hipertensão resistente;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Insuficiência renal;
- Doenças cardiovasculares e cerebrovasculares;
- Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea;
- Demais indivíduos imunossuprimidos;
- Anemia falciforme;
- Obesidade grau 3 (IMC≥40);
- Síndrome de Down.
Comorbidades
As comorbidades que estão incluídas nesse grupo pessoas com síndrome de Down, pacientes renais em diálise e pacientes transplantados imunossuprimidos com idades entre 18 e 59 anos. O grupo começou a ser vacinado desde o dia 10 de maio.
O governo espera vacinar 50 mil pessoas com síndrome de Down que tem entre 18 e 59 anos, 40 mil pacientes renais em diálise e 30 mil transplantados imunossuprimidos.
Outros grupos
O estado já começou a vacinar motoristas e cobradores, grávidas e puérperas. Que inicialmente seria em 10 de maio mas teve que ser adiada para 17 de maio por conta de determinação da Anvisa de não fazer a vacinação do grupo com AstraZeneca.
Cadastro
Para que a vacinação seja mais rápida, o governo recomenda que seja realizado o pré-cadastro no site VacinaJá, que diminui o tempo de espera no momento da vacinação.
O pré-cadastro não é obrigatório, e os cidadãos que não puderem preenchê-lo poderão se vacinar normalmente, informando seus dados presencialmente no momento da vacinação.