Vale Gás libera crédito para moradores do Maranhão; saiba como se beneficiar

Estado do Maranhão passa a conceder vale gás para a população. Diante dos efeitos econômicos do novo coronavírus, a aquisição de um botijão de gás para manutenção da cozinha tem se tornado cada vez mais cara. Para auxiliar os moradores de baixa renda, o governo do estado estará concedendo voucher para alguns grupos.

Vale Gás libera crédito para moradores do Maranhão; saiba como se beneficiar (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)
Vale Gás libera crédito para moradores do Maranhão; saiba como se beneficiar (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

O preço do botijão de gás está em alta há meses e não apresenta indícios de queda. Há estados em que sua comercialização sai acima dos R$ 80, sendo inviável para parte significativa da população de vive na dependência de assistência social. Pensando nisso o estado do Maranhão criou o vale gás.

Detalhes sobre o benefício

Trata-se de uma espécie de voucher onde os moradores poderão utilizar os recursos para comprar seus botijões de gás. O público alvo do projeto são as pessoas em situação de vulnerabilidade social que obrigatoriamente estejam inscritas no Cadastro Único.

O processo de triagem vem sendo feito pelos gestores estaduais, priorizando aqueles com renda zero e os demais em vulnerabilidade. Cada pessoa aceita passa a ter direito a três cargas, o que equivale a um botijão de gás de 13 quilos.

De acordo com os informes do governo, cerca de 115 mil famílias maranhenses deverão ser contempladas. A ação pode ser ainda renovada para o segundo semestre deste ano a depender dos efeitos e desdobramentos da pandemia.

Entrega do vale gás se inicia hoje

Nesta quarta-feira (19), em solenidade especial, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, dará início a entrega dos cartões. O evento acontecerá no Palácio dos Leões, às 10h, contando ainda com a presença do governador Flávio Dino.

De acordo com a assessoria de comunicação dos gestores, as entregas irão marcar o Dia ‘D’ da ação, contemplando inicialmente aqueles que residem nos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

Ao longo da semana, mais 207 cidades também serão beneficiadas. Conforme afirmou Flávio Dino, o programa objetiva minimizar os reflexos da pandemia da Covid-19 no âmbito social e fortalecer a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

A cerimônia contará ainda com a participação dos beneficiários selecionados e representantes da empresa Nacional Gás, distribuidora credenciada para o programa estadual.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.