Vale Gás libera crédito para moradores do Maranhão; saiba como se beneficiar

Estado do Maranhão passa a conceder vale gás para a população. Diante dos efeitos econômicos do novo coronavírus, a aquisição de um botijão de gás para manutenção da cozinha tem se tornado cada vez mais cara. Para auxiliar os moradores de baixa renda, o governo do estado estará concedendo voucher para alguns grupos.

Vale Gás libera crédito para moradores do Maranhão; saiba como se beneficiar (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)
Vale Gás libera crédito para moradores do Maranhão; saiba como se beneficiar (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

O preço do botijão de gás está em alta há meses e não apresenta indícios de queda. Há estados em que sua comercialização sai acima dos R$ 80, sendo inviável para parte significativa da população de vive na dependência de assistência social. Pensando nisso o estado do Maranhão criou o vale gás.

Detalhes sobre o benefício

Trata-se de uma espécie de voucher onde os moradores poderão utilizar os recursos para comprar seus botijões de gás. O público alvo do projeto são as pessoas em situação de vulnerabilidade social que obrigatoriamente estejam inscritas no Cadastro Único.

O processo de triagem vem sendo feito pelos gestores estaduais, priorizando aqueles com renda zero e os demais em vulnerabilidade. Cada pessoa aceita passa a ter direito a três cargas, o que equivale a um botijão de gás de 13 quilos.

De acordo com os informes do governo, cerca de 115 mil famílias maranhenses deverão ser contempladas. A ação pode ser ainda renovada para o segundo semestre deste ano a depender dos efeitos e desdobramentos da pandemia.

Entrega do vale gás se inicia hoje

Nesta quarta-feira (19), em solenidade especial, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, dará início a entrega dos cartões. O evento acontecerá no Palácio dos Leões, às 10h, contando ainda com a presença do governador Flávio Dino.

De acordo com a assessoria de comunicação dos gestores, as entregas irão marcar o Dia ‘D’ da ação, contemplando inicialmente aqueles que residem nos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

Ao longo da semana, mais 207 cidades também serão beneficiadas. Conforme afirmou Flávio Dino, o programa objetiva minimizar os reflexos da pandemia da Covid-19 no âmbito social e fortalecer a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

A cerimônia contará ainda com a participação dos beneficiários selecionados e representantes da empresa Nacional Gás, distribuidora credenciada para o programa estadual.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Vale Gás libera crédito para moradores do Maranhão; saiba como se beneficiar

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA