Detran-SP lança ferramenta para desbloquear veículos em sistema ONLINE

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) passou a disponibilizar uma ferramenta para debloquear veículos. Pela internet, os automóveis de aluguel e com bloqueio judicial podem ser debloqueados de maneira mais prática.

Detran-SP lança ferramenta para desbloquear veículos em sistema online
Detran-SP lança ferramenta para desbloquear veículos em sistema online (Imagem: reprodução/Governo do Estado de São Paulo)

Com esta novidade, os usuários poderão realizar o procedimento de forma digital, por meio de aplicativo para smartphone com sistemas Android e iOS.

Para isso, basta acessar o aplicativo do Poupatempo. Cabe ressaltar que este serviço também pode ser acessado pela web, no portal do Detran-SP.

Ao acessar o serviço, a pessoa precisará fazer a solicitação e o upload dos documentos — que serão analisados pelos técnicos do órgão estadual. Após a análise e aprovação, eles liberam o desbloqueio do veículo.

Anteriormente, este serviço estava disponível somente de forma presencial. Neste caso, há a necessidade de apresentar documentos da autoridade judicial ou a autorização do poder concedente para transporte remunerado de carga ou passageiro.

Como realizar o serviço de desbloqueio de veículos do Detran-SP por aplicativo

  1. Baixe o aplicativo do Poupatempo;
  2. Clique em “serviços”. Logo após, entre em “veículos” e, em seguida, em desbloqueio de veículos”;
  3. Nesta tela, haverá duas opções de desbloqueio: selecione a indicado para o seu caso — exceto a opção “outros desbloqueios”, que ainda não está habilitado para o cidadão.

Em caso de veículo de aluguel:

  1. Entre na opção “desbloqueio de veículo de aluguel”, e em “solicitar desbloqueio”;
    Insira os dados: CPF ou CNPJ do proprietário, placa do veículo e Renavam;
    Anexe os documentos;
  2. Clique em “enviar”. Surgirá uma mensagem que os documentos serão enviados e não poderão ser editados, e se deseja continuar. Dessa forma, clique em “Sim”;
  3. A tela seguinte apresentará o resumo da solicitação, com a mensagem para confirmar os dados e documentos;
  4. Logo após, leia a Declaração de Veracidade, marque a opção “Concordo” abaixo dela. Em seguida, finalize a solicitação ao clicar no botão azul;
  5. A tela final da operação mostrará a tarja preta com a mensagem “Informações enviadas com sucesso”, além da mensagem para que você acompanhe a solicitação no aplicativo — na opção de “Acompanhamento da Solicitação” na tela em que o desbloqueio foi solicitado.

Em caso de bloqueio judicial:

  1. Entre na opção “veículo com bloqueio judicial”, e em solicitar desbloqueio”;
  2. Em seguida, será preciso adicionar o veículo que deseja desbloquear. Para isso, clique no sinal de MAIS, no círculo azul à direita embaixo. Com isso, haverá o
  3. direcionamento para a tela de cadastramento de veículo;
  4. Insira a placa e o Renavam, e clique em “Avançar”;
  5. Anexe os documentos de identificação pessoal e a autorização para transporte de passageiro, que são obrigatórios. Se for o caso, anexe a procuração do proprietário do veículo, se estiver realizando o procedimento no aplicativo por ele;
  6. Depois dos dois documentos na solicitação, clique em “Continuar” para enviar;
  7. A rela seguinte exibirá o resumo da solicitação, com a mensagem para confirmar os dados e documentos;
  8. Logo após, leia a Declaração de Veracidade, Marque a opção “Concordo” abaixo dela. Conclua o pedido clicando no botão azul;
  9. A tela final da operação mostrará a tarja verde com a mensagem “Informações Enviadas com Sucesso”. Com isso, você ainda poderá consultar o andamento do processo na opção de “Acompanhamento da Solicitação’.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.