Detran-SP lança loja online para veículos automotivos; confira como comprar

O Detran do estado de São Paulo lançou uma ferramenta em seu aplicativo para que os motoristas consigam fazer compras seguras de peças automotivas. E com a garantia de que a peça adquirida seja de origem idônea. 

Detran-SP lança loja online de veículos automotivos; confira como comprar
Detran-SP lança loja online para veículos automotivos; confira como comprar (Imagem: reprodução/Governo do Estado de São Paulo)

Primeiro, é necessário saber se o estabelecimento onde vai comprar o componente é credenciado.

Desde o ano de 2014, este comércio é regulamentado no Estado de São Paulo pela Lei dos Desmanches, legislação que serviu de referência para a criação da lei federal nº 12.977/2015, que autoriza a comercialização das peças. Porém, é preciso ter o selo gravado para a rastreabilidade de todas as etapas do processo de desmontagem.

Com o aplicativo do Detran SP, o usuário só precisa centralizar o código no meio da tela do celular ou do tablet para obter informações de cada peça. 

Essa pesquisa mostra o tipo, a marca, o modelo e o ano do veículo, além de identificar qual a empresa desmontadora e comercializadora da peça. 

Se houver registros fotográficos do veículo, as imagens ficam disponíveis para visualização.

O diretor-presidente do Detran SP, Ernesto Mascellani Neto disse que: “Assim como em outros serviços digitais do Detran, queremos promover autonomia ao cidadão paulista ao possibilitar que ele consiga checar, usando seu aparelho celular, se aquela peça que está adquirindo é oriunda de crime”, afirmou.

O diretor ainda disse que o próprio comprador sairá beneficiado, já que vai fazer a aquisição de um produto certificado. 

Qual o caminho correto das peças?

  • Veículos apreendidos ou perda total são leiloados para empresas reaproveitarem suas peças;
  • Estes veículos são adquiridos por empresas cadastradas no Detran e são desmontados;
  • As peças são selecionadas de acordo com interesse de mercado e condições de uso, e recebem selos com QRCode que possuem informações de procedência;
  • Estas informações também são lançadas no sistema do Detran para ficar disponíveis para consulta online;
  • As peças devidamente cadastradas e etiquetadas vão para as prateleiras a preços mais baratos;
  • Interessados devem usar o aplicativo do Detran para ler o QRCode e verificar a procedência da peça.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!