No mês de março o Governo Federal autorizou a ampliação da margem do consignado do INSS. Com isso, os aposentados em pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social poderão comprometer até 40% de sua renda.
No ano passado, devido à pandemia de Covid-19, o governo autorizou a ampliação da margem do consignado do INSS. A medida valeu até o dia 31 de dezembro de 2020.
Porém, com o aumento de casos da doença e com a necessidade de adotar medidas mais rígidas de restrições sociais a ampliação foi, mais uma vez, autorizada.
A ideia é possibilitar o acesso ao crédito com juros baixos aos aposentados e pensionais do INSS. É importante lembrar que grupo precisou arcar com novas despesas na pandemia, como medicações e exames.
Com isso, os aposentados e pensionistas podem comprometer até 40% do salário. Desse quantitativo, 35% podem ser usados para empréstimos pessoais e 5% no cartão de crédito para despesas ou saques.
A nova ampliação será válida até o fim deste ano e tem a concessão de uma carência de 120 dias. A carência pode ser disponibilizada aos novos e antigos contratos, porém, os juros seguem sendo cobrados durante esse período.
Bancos como Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Banco do Brasil já possibilitam o novo consignado do INSS. Todas essas instituições financeiras oferecem simulação em seus sites e aplicativos.
A contratação pode ser realizada pelo segurado através dos meios digitais do banco ou pelo caixa eletrônico. O Banco do Brasil (BB) é o que possui a menor taxa de juros mensais, a partir de 0,85%, seguido do Santander, 0,9% e Itaú, 1,06%.
O BB permite que os clientes paguem o empréstimo consignado em até 96 meses, com uma carência de até 180 dias para o primeiro pagamento. Para isso, é necessário que o cidadão tenha convênio ativo com o banco e possua margem consignável disponível e limite de crédito.
O Banco Santander oferece o Crédito Consignado INSS do Santander para aposentados e pensionistas da Previdência Social. Para esse grupo, as parcelas podem pagas ser em até 84 meses.
É possível fazer a simulação no site ou app do banco, e saber as condições disponibilizadas pela instituição financeira.