O Vestibular 2022 da Unicamp conta com algumas novidades na sua lista obrigatória de livros. As obras literárias presentes em todas as edições dos vestibulares terão quatro substituições e à lista foi reduzida de 12 para 10 obras presentes.
Leituras obrigatórias Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já começou as preparações para o seu vestibular 2022. A data da inscrição e prazo para isenção da taxa já foram divulgados e, agora a Comvest disponibilizou à lista de leitura obrigatória das obras literárias com algumas modificações.
À lista de leituras da Unicamp em todos os seus vestibulares totalizam 12 obras, no entanto, a partir de 2022 serão apenas 10 livros, além disso, quatro obras foram substituídas.
As obras excluídas foram: Cabra vadia, de Nelson Rodrigues, e Quarto de despejo, de Carolina Marina de Jesus.
As obras incluídas foram: Carta de Achamento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha; Niketche – uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane; Tarde, de Olavo Bilac e Bons dias, de Machado de Assis.
À lista de obras oficial da Unicamp ficou em:
- Carta de Achamento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha (nova);
- Niketche – uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane (nova);
- Tarde, de Olavo Bilac (nova);
- Bons dias, de Machado de Assis (nova);
- Sonetos selecionados de Luís de Camões;
- Sobrevivendo no inferno, de Racionais Mc’s;
- O seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles;
- O marinheiro, de Fernando Pessoa;
- A falência, de Júlia Lopes de Almeida;
- O Ateneu, de Raul Pompeia.
Com à modificação o vestibular terá um maior número de gêneros literários e à diversidade estética e histórica. De acordo com a Comvest, as justificativas e critérios para essas mudanças foram:
“A representatividade dessas manifestações literárias nas práticas letradas e nas tradições culturais de língua portuguesa, o padrão de elaboração estética e a presença de núcleos temáticos adequados à formação pedagógica do aluno no ensino médio, na medida em que tais núcleos permitem abordagens interdisciplinares na área de humanidades.”
Unicamp
A Unicamp realiza seu vestibular anualmente com uma média de 75 mil candidatos.
A prova conta com duas fases. À primeira é composta por 90 questões de múltipla escolha dos temas de: Ciências Biológicas/Saúde, Ciências Exatas/Tecnológicas e Ciências Humanas/Artes.
Já os candidatos que passarem para à segunda fase terão que responder questões de dissertativas de conhecimentos gerais e específicos conforme o curso pretendido.