Vestibular Unicamp 2022: Prazos para solicitar isenção começam em breve!

O cronograma do Vestibular Unicamp 2022 já está pronto. A data mais próxima são para os candidatos que desejam e podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os pedidos serão aceitos a partir do dia 24 de maio e vão até 15 de junho.

Vestibular Unicamp 2022: Prazos para solicitar isenção começam em breve!
Vestibular Unicamp 2022: Prazos para solicitar isenção começam em breve! (Imagem: Reprodução ACidade ON)

Vestibular Unicamp 2022

A Universidade Estadual de Campinas já está com tudo pronto para o seu Vestibular 2022. A programação já começa agora no primeiro semestre de 2021, mas as inscrições abrem apenas em agosto de 2021.

Essas informações foram divulgadas pela Comissão do Vestibular (Comvest), assim como a data do período para pedir à isenção da taxa. Os candidatos que têm interesse de conseguir a gratuidade deve fazer seu pedido entre os dias 24 de maio e 15 de junho.

Isenção da taxa do Vestibular

O período para isenção da taxa do Vestibular começa dia 24 de maio e vai até 15 de junho. No entanto, para conseguir o benefício, de gratuidade, os candidatos precisam está dentro dos requisitos abaixo:

  • Modalidade 1: Candidatos de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio), cursando ou concluído o ensino médio em alguma instituição pública de ensino.
  • Modalidade 2: Candidatos funcionários da Unicamp ou Funcamp;
  • Modalidade 3: Candidatos aos cursos de Licenciatura e Tecnologia em período noturno. Para os cursos de: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura integrada Química/Física, Matemática, Pedagogia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Saneamento Ambiental.

Para os candidatos da modalidade 1 serão oferecidas 6.680 isenções, já os candidatos da 2 e 3 modalidade às isenções serão ilimitadas.

Quem optar por quaisquer das três modalidades deverão apresentar documentos que comprovem os dados exigidos pela modalidade.

No ato da inscrição, os candidatos devem anexar, em PDF, os seguintes documentos:

  • Cópia do RG;
  • Cópia do Histórico Escolar do ensino médio;
  • Cópias dos comprovantes de rendimentos de todos moradores de sua casa que trabalham;
  • Informação sobre os familiares que não trabalham.

Unicamp

A Unicamp abre apenas um vestibular anualmente, dividido em duas fases. À primeira fase é composta por 90 questões de conhecimentos gerais, assuntos abordados no ensino médio.

Já na segunda fase, os candidatos deverão responder questões discursivas de conhecimentos específico, de acordo com o curso escolhido, e questões de conhecimentos gerais.