Cuidado! Conheça empréstimo no cartão de crédito disfarçado de ‘consignado’

Novo serviço bancário pode gerar dor de cabeça para os brasileiros. Diante da forte crise econômica motivada pela covid-19, a busca por linhas de empréstimo vem crescendo consideravelmente. No entanto, é preciso ficar atento pois há uma venda de um suposto ‘consignado’ que funciona como uma espécie de cartão de crédito. Acompanhe.

Cuidado! Conheça empréstimo no cartão de crédito disfarçado de ‘consignado’ (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Cuidado! Conheça empréstimo no cartão de crédito disfarçado de ‘consignado’ (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Com débitos em atraso, muitos brasileiros passam a recorrer as instituições financeiras para solicitar uma linha de crédito.

Ciente da evolução dessa demanda, há bancos e demais serviços que passaram a ofertar um empréstimo exclusivo para os assalariados, aposentados e pensionistas. Trata-se de um falso empréstimo consignado, que resulta em acréscimos na fatura do cartão.

Como funciona esse falso consignado?

Ao contratar o suposto consignado, o sujeito passa a receber cobranças, no mês seguinte, incorporada no debito total de sua fatura.

Isso significa dizer que o empréstimo opera como um cartão de crédito, não sendo descontado, em seu salário, o valor solicitado, mas sim acrescentadas novas dívidas.

Advogada especialista no direito do consumidor, Daniela Neves explica:

Quando o cliente contrata essa modalidade de empréstimo, ele não sabe que o valor recebido, no mês subsequente, será incorporado ao débito total da sua fatura; ou seja, está levando gato por lebre”, diz. De acordo com ela, “isso ocorre porque, no momento da oferta, a financeira/ banco omite a informação de que se trata de concessão de crédito rotativo”.

Detalhes da cobrança

Cada parcela ao mês vem comprometendo até 5% do benefício ou salário recebido pelo cidadão, de modo que não haja um abatimento relevante no valor da dívida. O contratante passa a pagar por juros e multa de mora mediante ao percentual do seu cartão de crédito, sendo uma despesa superior em comparação com o consignado.

“Além disso, como o valor descontado mensalmente do benefício é muito pequeno em relação ao crédito obtido, na maioria das vezes, só ocorre o abatimento dos juros do empréstimo, permanecendo o débito principal e tornando a dívida impagável”, esclarece.

Quem for vítima da situação, Daniela orienta o acompanhamento de um advogado.

Já para aqueles que receberem a proposta, é importante ficar atento a todos os detalhes do serviço ofertado, “para que não contrate o crédito rotativo, extremamente prejudicial ao consumidor. Ele deve sempre solicitar o envio de uma via do contrato pelo fornecedor”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.