Novo consignado do INSS: Veja onde contratar empréstimo com margem de 40%

Pontos-chave
  • O governo autorizou o novo consignado do INSS;
  • Aposentados e pensionais poderão comprometer até 40% dos rendimentos;
  • Na nova edição, também foram incluídos militares e servidores públicos.

O governo autorizou o novo consignado do INSS. Com a nova medida, aposentados e pensionais poderão comprometer até 40% dos rendimentos. Os bancos já estão se adaptando ao novo empréstimo.

Novo consignado do INSS: Veja onde contratar empréstimo com margem de 40%
Novo consignado do INSS: Veja onde contratar empréstimo com margem de 40% (Imagem: Reprodução/Google)

Na última quarta0feira (31), o Governo Federal publicou a Lei nº 14.131/2021. Essa lei permite o aumento da margem do empréstimo consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.

No mês de outubro do ano passado a mesma medida foi adotada, devido à pandemia. A ideia é possibilitar o acesso ao crédito com juros baixos a esse público. Na nova edição, também foram incluídos militares e servidores públicos.

A ampliação do empréstimo consignado faz com que passe de 35% para 40%. Dessa maneira, os contemplados podem comprometer até 40% de sua renda, sendo 35% para empréstimos pessoais e 5%, como de costume, no cartão de crédito, para despesas ou saques.

Além da ampliação da margem, o texto também permite que as instituições bancárias concedam uma carência de 120 dias. Esse período pode ser dado aos novos e antigos contratos.

Porém, durante a duração da carência concedida, a aplicação dos juros não será interrompida. Dessa maneira, serva, apenas, para que o cliente se prepare para dar início ao desconto das parcelas do empréstimo, sem prejudicar o rendimento familiar.

Como se trata de empréstimos consignados, o desconto da parcela é feita de forma automática, diretamente na folha de pagamento do trabalhador ou do benefício do aposentado e pensionista do INSS.

Bancos que oferecem o novo consignado do INSS

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a rede bancária já está preparada para atender o aumento da margem do empréstimo consignado.

Porém, para efetuar o processo, é necessário que o responsável pela folha de pagamento tenha ajustado o seu próprio sistema, de acordo com as novas regras.

O Banco Bradesco já oferece esse tipo de empréstimo para o novo consignado do INSS e para servidores públicos e de empresa privada. A instituição financeira dar uma carência de até 90 dias para começar a pagar a primeira parcela.

A dívida pode ser dividida em até 96 parcelas, com taxas a partir de 1,26% ao mês.

Para conseguir o empréstimo consignado do Bradesco não é necessário ser correntista do banco nem receber o benefício na instituição. Além disso, a empresa possibilita ao consumidor a possibilidade de fazer a portabilidade de crédito.

Novo consignado do INSS: Veja onde contratar empréstimo com margem de 40%
Novo consignado do INSS: Veja onde contratar empréstimo com margem de 40% (Imagem: Reprodução/Google)

Banco Pan oferece o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e pensionistas de órgãos federais, estaduais e municipais, militares e pensionistas das Forças Armadas.

De acordo com a instituição, os juros cobrados é 3x menor em comparação aos empréstimos comuns e no site e possível fazer a simulação, já que o valor varia, conforme a fonte pagadora. Quem já possui empréstimo consignado em outro banco pode fazer a portabilidade para o Banco Pan.

O Banco Santander oferece o crédito para servidores públicos e funcionários de empresas parceiras. As parcelas podem ser divididas em até 12 anos. A contratação pode ser feita pelo aplicativo da instituição financeira.

Segundo o banco, sua taxa de juros é uma das mais competitivas e atrativas do mercado. São taxas personalizadas que podem variar dependendo do valor e prazo solicitado. Dessa maneira, para saber o valor da taxa é possível fazer a simulação no site ou app do banco.

Além desse tipo de empréstimo, ainda há o Crédito Consignado INSS do Santander. Esse é direcionado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. Para esse grupo, as parcelas podem ser em até 84 meses.

O Banco do Brasil (BB) também oferece empréstimos para o novo consignado do INSS e servidores públicos e de empresas privadas. Os clientes podem pagar em até 96 meses, tem uma carência de até 180 dias para o primeiro pagamento.

Para isso, é necessário que o empregador tenha convênio ativo com o BB para que o desconto das prestações seja feito na folha de pagamento. Além disso, o solicitante deve possuir margem consignável disponível e ter limite de crédito.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Novo consignado do INSS: Veja onde contratar empréstimo com margem de 40%

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA