13° salário do INSS será pago em duas parcelas, saiba quando você vai receber

Abono natalino para segurados do INSS será concedido neste mês. A partir do próximo dia 25 o governo federal passará a realizar o depósito dos salários previdenciários. No entanto, a novidade é que os cidadãos terão 50% do benefício acrescentado, tendo em vista a antecipação do 13º salário do INSS. A seguir, saiba quem e quanto terá acesso.

13° salário do INSS será pago em duas parcelas, saiba quando você vai receber (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
13° salário do INSS será pago em duas parcelas, saiba quando você vai receber (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Por mais um ano o governo federal decidiu antecipar a concessão do 13º salário pelo INSS. A primeira vez em que a decisão foi tomada foi em 2020, tendo em vista os efeitos da forte crise econômica motivada pelo novo coronavírus. Diante da permanência da pandemia, novamente o abono será adiantado.

Quem pode receber o 13º salário pelo INSS?

De modo geral o benefício será concedido para todos os aposentados e pensionistas que recebam mensalmente salários do INSS.

No entanto, os segurados do BPC ficarão de fora da proposta, pois a legislação previdenciária não concede uma 13º rodada para este grupo.

Aqueles que recebem suas aposentadorias nas mais variadas categorias serão contemplados juntamente com os pensionistas. O valor, por sua vez, varia de R$ 1.045 até R$ 6.433, piso e teto máximo do órgão.

Para quem recebe a faixa mínima a liberação será autorizada primeiro, na sequência será a vez dos com o maior valor. É válido ressaltar que, em maio o governo estará pagando o salário de maio + 50% do 13º sem correções e reajustes.

Já em junho o valor será referente também ao salário do mês + 50% do 13º contando com os cortes determinados pela declaração do Imposto de Renda.

Calendário de pagamento do 13º pelo INSS

Benefícios com valor de até um salário mínimo

Final Maio — 1ª parcela do 13º Junho — 2ª parcela do 13º
1 25 de maio 24 de junho
2 26 de maio 25 de junho
3 27 de maio 28 de junho
4 28 de maio 29 de junho
5 31 de maio 30 de junho
6 1 de junho 1 de julho
7 2 de junho 2 de julho
8 4 de junho 5 de julho
9 7 de junho 6 de julho
0 8 de junho 7 de julho

Benefícios com valor acima de um salário mínimo

Final Maio — 1ª parcela do 13º Junho — 2ª parcela do 13º
1 e 6 1 de junho 1 de julho
2 e 7 2 de junho 2 de julho
3 e 8 4 de junho 5 de julho
4 e 9 7 de junho 6 de julho
5 e 0 8 de junho 7 de julho

 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

13° salário do INSS será pago em duas parcelas, saiba quando você vai receber

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA