Imposto de Renda 2021 pode ser parcelado; veja condições e se vale a pena!

O programa de declaração do Imposto de Renda deste ano, permite que os contribuintes que precisam pagar algo para a Receita Federal, parcele o valor da dívida em até oito prestações mensais.

Imposto de Renda 2021 pode ser parcelado; veja condições e se vale à pena
Imposto de Renda 2021 pode ser parcelado; veja condições e se vale à pena (Foto:FDR)

Quem pode fazer o parcelamento do IR?

Aqueles contribuintes que tenham imposto a pagar com valor superior a R$ 100,00 podem optar pelo parcelamento.

É possível parcelar o imposto em até oito quotas mensais, desde que o valor mínimo da parcela seja de R$ 50,00.

O que não pode parcelar o Imposto de Renda?

Aqueles que precisam devolver o auxílio emergencial na declaração do Imposto devem realizar o pagamento do valor à vista.

Caso a mesma pessoa tenha imposto a pagar e auxílio a devolver, o imposto poderá ser parcelado, mas o auxílio não poderá.

Além disso, é possível emitir documentos de pagamento (Darfs) separados por finalidade no programa de preenchimento da declaração.

Basta entrar no menu “Imprimir” e escolher a opção “Darf do IRPF” ou “Darf de devolução do auxílio emergencial”.

Assim como as doações na declaração a entidades ligadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Conselho do Idoso devem ser pagas às vista, utilizando os Darfs específicos para essas finalidades no menu “Imprimir”.

Qual a taxa de juros é cobrada?

Não são cobrados juros sobre a primeira parcela, que deve ser paga até 31 de maio, que é a mesma data para entregar a declaração. 

Porém, a partir da segunda parcela há cobrança de juros de 1% sobre o valor da parcela, mais a variação da taxa Selic a partir de 1º de junho até a data de vencimento da parcela.

Agora, se o pagamento atrasar , além dos juros  acima, o cidadão estará sujeito a multa de 0,33% ao dia, até o limite de 20% sobre o valor da parcela.

Como parcelar o Imposto de Renda em 2021?

YouTube video player
Sair da versão mobile